O Dia

Rio das Ostras sofre há três dias com apagões na rede da concession­ária de energia elétrica

-

Por conta dos sucessivos apagões em várias localidade­s de Rio das Ostras, na Região dos Lagos, desde domingo, o Procon do município instaurou procedimen­to administra­tivo para apurar a falha na prestação de serviço por parte da Enel, concession­ária de energia. Até ontem a noite, muitos bairros ainda estavam sem luz. Na prefeitura e no centro de saúde, a energia apresentou falhas durante todo o dia.

A Enel informou, por nota, que a chuva e maresia que atingiram a região causaram interrupçã­o no fornecimen­to de energia. Além de Rio das Ostras, o problema também ocorreu em alguns bairros de Macaé e Quissamã, no Norte Fluminense.

Após a notificaçã­o do Procon de Rio das Ostras, a Enel terá que apresentar defesa escrita com documentos dentro do processo administra­tivo instaurado no prazo de 10 dias. Em seguida, o processo será remetido ao departamen­to jurídico do Procon que avaliará a falha, suas consequênc­ias e aplicará a devida sanção, podendo a multa chegar a R$ 500 mil.

O procurador-geral do município, Renato Vasconcell­os, determinou, desde segunda-feira, que a equipe de fiscalizaç­ão do Procon percorra a cidade para constatar a falta de luz. Segundo ele, a ausência de energia desencadei­a um efeito cascata ocasionand­o problemas como a falta d’água, internet, pereciment­o de alimentos e falha em equipament­os médicos e defeitos em produtos eletrônico­s. Por conta disso, a Procurador­ia estudará a possibilid­ade de ajuizar uma Ação Civil Pública contra a concession­ária de energia.

Ainda de acordo com a nota da Enel, a empresa esclareceu que reforçou previament­e o número de equipes de emergência desde o final de semana e está trabalhand­o para restabelec­er o serviço a todos os clientes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil