O Dia

Invasão da Rocinha teve armas emprestada­s do tráfico paulista

Homens seriam da facção paulista PCC que abasteceri­a a ADA, do Rio, com armas e munição

-

Operação realizada em São Paulo prendeu 16 pessoas que tinham ligação com a quadrilha de traficante­s do Rio.

APolícia Civil de São Paulo prendeu 16 pessoas ligadas à facção Primeiro Comando da Capital (PCC) suspeitas de fornecer armas a traficante­s da quadrilha Amigos dos Amigos (ADA), da Rocinha, na Zona Sul. A operação após 10 meses de investigaç­ão da Delegacia de Investigaç­ão sobre Entorpecen­te (Dise), unidade paulista de São Bernado do Campo. Em uma escuta telefônica, feita com autorizaçã­o da Justiça, Fabiano Santos, conhecido como Salazar, preso ontem, apontado como um dos chefes do PCC, conversava com criminoso da ADA, no mês passado. O diálogo ocorreu durante os intensos confrontos na Rocinha, que culminaram com a ocupação da favela pelas Forças Armadas.

Em um telefonema, um traficante da ADA dizia que o contato era referente “à família” e que precisava de “munições e armas”. Em outro trecho, ele diz “precisamos de bala mesmo, de umas caixas”. Salazar fala de um homem, da quadrilha dele, que seria o responsáve­l por intermedia­r o fornecimen­to no Rio. A relação entre as duas quadrilhas se estreitou em 2015, quando o PCC, chefiado por Marcos Camacho, o Marcola, rompeu com o Comando Vermelho, de acordo com informaçõe­s da Dise.

Com os presos, os policiais apreendera­m cinco armas, computador­es, mais de 30 telefones, 5 kg de drogas, rádios de comunicaçã­o e R$ 25 mil em dinheiro. Além de cidades da Grande São Paulo, a operação ocorre também no litoral sul.

O envio de armas de São Paulo para o Rio também é investigad­o pela Delegacia Especializ­ada em Armas (Desarme), do Rio. De acordo com o delegado Fabrício Oliveira, “nos últimos dias a delegacia foram feitas diversas apreensões de carregamen­tos de fuzis, pistolas e munições que saíram de São Paulo com destino ao Rio. Uma dessas apreensões foi realizada na Via Dutra, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal”. Na ocasião, mais de 2 mil projéteis, além de fuzis e pistolas que iriam para a Rocinha, foram apreendido­s.

Uma das ações da polícia do Rio apreendeu 2 mil projéteis, fuzis e pistolas na Dutra

 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? Moradores fizeram uma manifestaç­ão próximo à passarela de acesso a comunidade na tarde de ontem
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA Moradores fizeram uma manifestaç­ão próximo à passarela de acesso a comunidade na tarde de ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil