O Dia

Clima ameaça café e vinho

Nove em cada dez cafezais podem sumir, e produção de vinículas cai a nível histórico

- > Paris e San José Com Agência France-Presse

Mudanças climáticas ameaçam áreas de cultivo de café na América Latina e reduziram a produção de vinho na Europa ao mínimo histórico este ano. Estudo de pesquisado­res latinos projetou que o aumento da temperatur­a e as mudanças no regime de chuvas afetaria até 88% das terras aptas para a produção do grão. No Velho Mundo, vinícolas registrara­m queda recorde de 14% em relação a 2016.

“Em relação ao café, o que vai acontecer é uma redução das áreas aptas para o cultivo pela redução de chuvas e pelo aumento da temperatur­a”, explicou Emily Fung, pesquisado­ra do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino, na Costa Rica. A especialis­ta explicou que “essas regiões não vão sumir, mas serão menos aptas para a produção”.

O Centro Internacio­nal de Agricultur­a Tropical da Colômbia participou do estudo, que usa cenários futuros de mudança climática para criar modelos de como ficarão as zonas adequadas para cultivo de café arábica, o mais fino entre as variedades do grão, e que requer zonas de altura e clima temperado. Honduras e Nicarágua sofreriam mais com a perda de áreas cultivávei­s. As mudanças poderiam ter impacto social significat­ivo, já que 80% do café da América Latina vem de pequenos produtores. O Brasil ainda lidera.

ItálIa despenca

Quanto ao vinho, segundo a organizaçã­o pública francesa FranceAgri­Mer, que toma como base números da Comissão Europeia, o retrocesso se explica pela crise nos três países que mais produzem: Itália (-21%), França (-19%) e Espanha (-15%). A Comissão estima em 145 bilhões de litros a produção de 2017 nos 28 países da União Europeia.

Na Espanha, “assim como na França, quando a colheita é menor, a qualidade em geral é melhor”, o que faz com que os especialis­tas aguardem safra de “alta qualidade”, contou José Luis Benítez, diretor-geral da Federação Espanhola de Vinho. Na região de Ribera del Duero, a produção caiu cerca de 50% e em La Rioja, 25%.

 ?? AFP/MARVIN RECINOS ?? Cafezal em El Salvador: América Central perderá áreas cultivávei­s
AFP/MARVIN RECINOS Cafezal em El Salvador: América Central perderá áreas cultivávei­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil