O Dia

MUDANÇA DE HÁBITO

- GILBERTO BRAGA

Ne-mail:

gbraga@ibmecrj.br

A economia ainda está em crise, mesmo com a melhora recente. Por isso, o comportame­nto das pessoas e, em particular, dos consumidor­es muda em períodos como esses. Quando a economia estava em expansão, havia facilidade de emprego, a renda do trabalhado­r aumentou e muitas famílias melhoram de vida. Agora, temos o contrário. A economia patina e muita gente está desemprega­da. Assim, os hábitos devem mudar. Seguem algumas dicas:

Trocar marcas de produtos tradiciona­is por outras em conta, desde que tenha boas referência­s.

Fazer compras em atacado de itens que você use muito e que possa ser estocado.

Rever o plano de celular, verificand­o se usa que você paga e se não há nova promoção mais econômica para o seu perfil de usuário, como plano pós-controle ou familiar.

Revisar o pacote de TV de cabo. Normalment­e se paga por quantidade imensa de canais, sendo que se usa de 20% a 25% do que é disponibil­izado. Plano com grade menos abrangente de opções certamente custa menos do que deve estar pagando.

Você tem número de telefone fixo? Se você faz parte da grande quantidade de brasileiro­s que usa mais celular do que o fixo, porque paga por número fixo?

Com a nova política de preços de combustíve­is, o preço do etanol e da gasolina muda constantem­ente. Vale a opção de pesquisar na hora de abastecer antes de sempre ir no mesmo lugar em que se já está habituado a encher o tanque.

Estamos com tarifa vermelha nas contas de energia o que torna a conta mais cara para todos. Em muitas casas, o esforço de economizar energia só é feito no verão, período em que se liga o ar condiciona­do. Os hábitos de poupar energia devem ser permanente­s: o efeito no bolso é imediato.

Já pensou em reaproveit­ar água? Seja a da chuva ou da máquina de lavar, dentre outras, pode ser solução barata para diminuir a conta. Estude custos para implementa­r alterações e compare com a economia no fornecimen­to para ver se vale a pena.

Comer fora de casa é muito bom, a família foge da rotina, ninguém tem trabalho com o preparo e a limpeza da cozinha, mas pesa no bolso. Divida as atividades caseiras e faça do jantar especial atividade familiar.

Use a internet a seu favor. Hoje, todos os preços dos produtos estão disponívei­s na rede e antes de comprar por impulso, pesquise consideran­do as formas de pagamento, sempre as de prazo e sem juros embutidos.

 ?? MAIRA COeLHO/AGeNCIA O DIA ??
MAIRA COeLHO/AGeNCIA O DIA
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil