O Dia

Multidão em Barcelona pede união da Espanha

Centenas de milhares de pessoas se manifestar­am ontem contra a separação da Catalunha. Bandeiras catalãs, espanholas e europeias estavam lado a lado

- > Barcelona, Espanha

Milhares de catalães contrários à declaração de independên­cia na Catalunha foram às ruas ontem, em Barcelona, revelando as divisões na região, cujo controle disputam o governo espanhol e o destituído executivo separatist­a.

Sob o lema “Somos todos Catalunha!” e um mar de bandeiras espanholas e catalãs, uma multidão invadiu o Passeio de Gracia na capital catalã: 300.000 segundo a polícia local, 1 milhão de acordo com a delegação do governo espanhol e 1,1 milhão para os organizado­res.

Apoiada pelos principais partidos não separatist­as, a manifestaç­ão foi organizada pela associação anti-independên­cia Sociedade Civil Catalã (SCC), que já tinha organizado uma manifestaç­ão multitudin­ária depois do referendo inconstitu­cional sobre a secessão, em 1º de outubro.

O conflito entre o governo separatist­a da Catalunha e o executivo central de Mariano Rajoy alcançou seu ponto alto na sexta-feira: o movimento de independên­cia proclamou uma República, enquanto Madri respondeu destituind­o o governo regional e assumindo o controle de sua administra­ção.

OFENSA OU ALÍVIO

Considerad­a uma ofensa pelos separatist­as, a intervençã­o de Madri é recebida com certo alívio por cerca de metade dos 7,5 milhões de habitantes desta região que, após anos eclipsados pelas mobilizaçõ­es separatist­as, aumentaram seus protestos.

“Foi uma loucura que nos levou ao precipício”, repudiou Á1lex Ramos, vice-presidente da SCC, em referência à declaração de independên­cia não reconhecid­a por qualquer país.

“É um momento dramático na história da Espanha, um momento extremamen­te difícil e perigoso”, advertiu o ex-presidente do Parlamento europeu, o catalão Josep Borrell, pedindo aos manifestan­tes “serenidade” para “seguir vivendo juntos”.

 ?? AFP PHOTO / JAVIeR SORIANO ?? Manifestan­tes foram às ruas para pedir que Espanha continue unida, mantendo a Catalunha
AFP PHOTO / JAVIeR SORIANO Manifestan­tes foram às ruas para pedir que Espanha continue unida, mantendo a Catalunha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil