O Dia

Uber vence dura batalha no Senado

Casa aprova regulament­ação do serviço, mas alivia em vários pontos. Texto volta para a Câmara

- > Brasília Com Estadão Conteúdo

Com mudanças favoráveis às empresas de transporte privado de passageiro­s, o Senado aprovou ontem à noite, por 45 votos a 10, o texto-base do projeto que regulament­a empresas como Uber, Cabify e 99. Como a proposta sofreu alterações, terá de voltar para a Câmara dos Deputados, onde foi aprovada em abril. Não há prazo para essa votação.

O projeto aprovado na Câmara era visto como favorável aos taxistas. Respeitand­o acordo firmado em reunião de líderes da Casa à tarde, os parlamenta­res retiraram, por meio da aprovação de duas emendas, a obrigatori­edade do uso de placas vermelhas e também a imposição de que apenas o dono do veículo pode dirigi-lo. Foram retirados ainda outros dois trechos: um que possibilit­a a prefeitura regulament­ar o serviço e o que restringia o veículo a circular só na cidade onde foi registrado.

O relator da proposta no plenário, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), disse que buscou uma mediação entre as empresas e os taxistas. “É muita pretensão querer que o plenário, composto por 81 senadores, viesse a aprovar sem nenhuma mudança, para que não voltasse para a Câmara”, defendeu.

Em conversas reservadas, governista­s admitiam que o presidente Michel Temer não quis entrar em conflito com os taxistas nem com os responsáve­is pelos aplicativo­s. Inicialmen­te, segundo aliados, o objetivo de Temer era deixar o projeto parado nas comissões da Casa.

Semana passada, porém, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) acelerou a tramitação da proposta e evitou que ela tivesse de passar por outras cinco comissões, como previsto. Para isso, ele colocou requerimen­to de urgência.

CADE SE MANIFESTA

Antes da votação, o Conselho Administra­tivo de Defesa Econômica (Cade) divulgou que a entrada de aplicativo­s de transporte se mostra, em sua maioria, benéfica ao consumidor. Isso porque aumenta a concorrênc­ia e ainda possibilit­a a redução de falhas de mercado. Por isso, alerta o estudo, regulament­ações muitos restritiva­s podem ter efeitos negativos.

Essa é uma nota técnica preliminar de levantamen­to mais amplo, em elaboração pelo Cade, com previsão de ser concluído até o fim do ano. Segundo o Cade, porém, empresas de aplicativo têm sido acusadas na Justiça de não oferecer condições adequadas de trabalho a seus motoristas.

 ?? FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL ?? Motoristas do Uber comemoram a aprovação de texto alterado
FABIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL Motoristas do Uber comemoram a aprovação de texto alterado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil