O Dia

INSS vai negociar com segurados para evitar perdas na Justiça.

Para gastar menos com atrasados quando perde ações judiciais, Previdênci­a estimula negociação

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Ogoverno aposta em acordos com segurados do INSS que recorrem à Justiça para receber benefícios previdenci­ários. O objetivo é diminuir o número de ações em tramitação e os gastos públicos com pagamento de atrasados. Somente entre dezembro de 2015 e setembro de 2017, a Advocacia-Geral da União (AGU) propôs 65,3 mil acordos judiciais, a maioria voltada para quem pleiteava a concessão de auxílios-doença e aposentado­ria por incapacida­de.

Aceitar ou não o acordo proposto pelo INSS divide especialis­tas. Há quem recomende cautela e também os que mandam avaliar a possibilid­ade de aceitar a proposta e antecipar o pagamento, que pode levar mais tempo na Justiça. Marcellus Amorim, especialis­ta em Direito Previdenci­ário, recomenda calma e análise criteriosa dos documentos para verificar se a perda financeira para o segurado não será muito alta.

“O segurado ou o seu advogado têm que ver o que está sendo pedido no processo, além das provas que foram juntadas pelo INSS. Desta forma será possível avaliar se haverá chance de sucesso na proposta de acordo”, orienta Marcellus Amorim.

A tese também é defendida por Herbert Alencar, do escritório Cincinatus e Alencar. “Os acordos propostos pela AGU normalment­e reduzem em até 20% o valor a receber, o que prejudica os segurados. É preciso avaliar se vale a pena”, adverte.

A tese de Alencar é corroborad­a pela vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenci­ário, Adriane Bramante: “Acordos geralmente ocasionam alguma perda ao segurado. A única vantagem é que concedem o benefício mais rápido”.

Já para João Badari, do escritório Aith, Badari e Luchin, aceitar o acordo pode ser vantajoso. “O INSS está propondo acordos onde oferece 100% dos atrasados”, diz. Segundo ele, quem aceita a proposta pode antecipar em até quatro anos as verbas devidas pelo órgão.

FORÇA-TAREFA

Em dezembro de 2015, a AGU criou uma força-tarefa com 101 procurador­es federais e 30 servidores para avaliar caso a caso. Levantamen­to aponta que - de dezembro de 2015 a setembro de 2017 - das 56,8 mil sentenças desfavoráv­eis ao INSS, foram apresentad­os 12,4 mil recursos. Com isso, o governo evitou desembolsa­r R$ 1,9 bilhão em pagamentos de benefícios por ano.

Por enquanto, somente 15% dos casos analisados pela AGU recebem propostas de acordo. Há casos em que a proposta reduz os atrasados entre 5% e 10%, devido ao não pagamento dos juros de mora. Caso isso ocorra, o segurado deve avaliar se a proposta é boa.

 ?? SANDRO VOX / AGÊNCIA O DIA ?? Cristiane Saredo: uma das vantagens é encurtar o processo e com isso receber os atrasados mais rápido
SANDRO VOX / AGÊNCIA O DIA Cristiane Saredo: uma das vantagens é encurtar o processo e com isso receber os atrasados mais rápido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil