O Dia

Série A quer reverter corte de verba

-

As escolas de samba da Série A vão tentar convencer a Prefeitura do Rio a reverter o corte de verba para o Carnaval 2018. Na terça-feira, a 101 dias dos desfiles, a Lierj (responsáve­l pelo Grupo de Acesso) foi informada que a subvenção seria reduzida em 50%, como ocorreu com o Grupo Especial.

A Riotur informou que os critérios de redução utilizados para o Grupo Especial serão os mesmos para a Lierj e a Liesb (responsáve­l pela Série B). O órgão ressaltou que “cerca de R$ 23 milhões estão sendo repassados pela prefeitura” e que agendará uma reunião para alinhar os valores que serão repassados a cada grupo. A prefeitura defende que, em momento de crise, está priorizand­o os recursos públicos da saúde e educação.

“Estamos aguardando ainda uma posição oficial. A Riotur sempre foi parceira nossa e acredito que vá reverter”, disse Gustavo Barros, presidente da Liesb.

Presidente­s das escolas da série A sinalizam que o corte provocará mudança no planejamen­to dos desfiles e demissões. “A prefeitura poderia ter avisado no início do ano. Essa medida impacta no dia a dia das escolas e no formato do Carnaval. Vamos ter que mandar pessoas embora”, comentou Ronaldo Oliveira, presidente da Acadêmicos da Rocinha. “Em princípio não vamos tirar o brilho do Carnaval, mas procurar algumas empresa privadas para tentar ajudar”, questionou o presidente da Império da Tijuca, Antônio Marcos Teles, o Tê.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil