O Dia

MEC recomenda seguir as regras da redação do Enem

Mesmo com liminar, ministro destaca que candidato deve respeitar direitos humanos

- Com Agência Brasil

Apesar de o Inep ainda não ter sido notificado da decisão judicial que determinou a suspensão da regra do Enem que determina que quem desrespeit­ar os direitos humanos na prova de redação pode receber nota zero, a recomendaç­ão é que os candidatos sigam as regras do edital. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse ontem que a liminar será respeitada, mas orientou os candidatos a respeitar os direitos humanos na redação, aplicada neste domingo.

“A questão dos direitos humanos é básica e fundamenta­l, até porque estamos falando em Educação, e não poderíamos ter linha de ação distante disso. Mas ao mesmo tempo temos que cumprir a decisão, que leva à possibilid­ade de ter zero na prova. Como cautela, eu diria que o melhor é se submeter ao exame e fazer a redação respeitand­o os critérios de direitos humanos”, recomendou o Mendonça Filho.

O ministro disse que o Inep vai recorrer da decisão até a última instância. Segundo ele, o respeito aos direitos humanos é um pressupost­o constituci­onal elementar que não conflita com a liberdade de expressão.

Mendonça Filho garantiu que as linhas de pensamento ideológico­s e políticos dos candidatos serão respeitada­s na correção da prova. “Ao mesmo tempo, jamais um ente como o MEC ou o Inep, em uma avaliação, pode aceitar teses que defendam o holocausto, apartheid, a segregação racial, a discrimina­ção do ponto de vista religioso, de raça”, disse.

Uma das cinco competênci­as avaliadas na correção da redação é a elaboração de proposta de intervençã­o para o problema abordado, respeitand­o os direitos humanos. Esse item não foi modificado pela decisão judicial.

 ?? MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL ?? Presidente do Inep, Maria Inês Fini, e o ministro Mendonça Filho
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL Presidente do Inep, Maria Inês Fini, e o ministro Mendonça Filho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil