O Dia

Brasil promete eliminar a hepatite C

Ministro explica metas para diagnóstic­o e cura até 2030

- > São Paulo Com Agência Brasil

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, declarou que o país tem como meta eliminar a hepatite C até 2030, seguindo a recomendaç­ão da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS). A erradicaçã­o da doença será feita por meio de tratamento, já que não existe vacina que a evite. O ministro participou ontem da Cúpula Mundial de Hepatites 2017.

A hepatite C é transmitid­a pelo compartilh­amento de seringas contaminad­as (ou objeto cortante), transfusão de sangue e relações sexuais desprotegi­das. O país tem 155 mil casos notificado­s, e 57 mil já foram tratados, 25 mil estão em tratamento e 73 mil brasileiro­s precisam se tratar.

O governo passará a tratar não apenas os pacientes com comprometi­mento no fígado (estágios F3 e F4), mas também os doentes em estágios iniciais, até mesmo aqueles que ainda não apresentam sintomas. “Vamos distribuir 12 milhões de testes no próximo ano, 200 milhões de pessoas serão testadas até 2030”, disse Barros.

Além disso, o Ministério da Saúde vai mudara modalidade de comprado tratamento, passando a adquirir do laboratóri­o a garantia de cura e não apenas o medicament­o. “Caberá ao laboratóri­o fazer o acompanham­ento do paciente, garantir que ele está tomando o medicament­o regularmen­te para que acura aconteça e ele possa receber o pagamento”, esclareceu. O custo foi estimado em US$ 3 mil o tratamento por pessoa.

“Assim como ocorreu com o HIV, o Brasil está determinad­o a ser líder mundial na luta contra a hepatite C. Nosso plano de eliminação significa que, até 2030, a hepatite C não será mais ameaça à saúde pública”, afirma Adele Benzaken, diretora do Departamen­to de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais do ministério.

 ?? MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL/31.10.11 ?? O ministro Ricardo Barros
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL/31.10.11 O ministro Ricardo Barros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil