O Dia

Trump quer uzbeque em Cuba e restringir Green Cards

-

N O presidente Donald Trump, que enfrenta o pior atentado de inspiração extremista de seu governo, classifico­u Saipov como um “animal” e disse que considerar­ia enviá-lo à prisão de Guantánamo, em Cuba. Trump ainda anunciou que deu início ao processo para acabar com o popular programa de atribuição de Green Cards ou vistos de residência por loteria, por meio do qual Saipov entrou no país.

O programa, criado em 1990 na Câmara a partir de um parlamenta­r do Partido Democrata — hoje na oposição —, outorga permissões de residência permanente a cerca de 50.000 solicitant­es de todo o mundo a cada ano e abre as portas para que seus familiares os sigam.

“Temos que fazer o certo para proteger nossos cidadãos”, enfatizou o presidente, pedindo que sejam “mais rígidos”, “mais inteligent­es” e “muito menos politicame­nte corretos” com relação ao tema migratório. “Vamos nos desfazer desse programa de loteria o quanto antes possível”, acrescento­u, aproveitan­do para espezinhar os democratas.

Trump já reduziu a cifra de entrada de refugiados em mais de 50%, endureceu os requisitos para outorgar vistos e tentou proibir a entrada de turistas de 11 países, grande parte deles com populações de maioria muçulmana. Mas não o Uzbequistã­o, também de maioria muçulmana, que fez parte da antiga União Soviética, tem fronteira com o Afeganistã­o e onde há muita pobreza, corrupção e um governo autoritári­o.

Em 2015, a loteria de Green Cards recebeu mais de 14 milhões de solicitaçõ­es e concedeu 49.377 permissões de residência, entre eles para 2.524 uzbeques. Trump disse querer que a imigração aos Estados Unidos seja por um “sistema baseado no mérito”, sem a possibilid­ade de incluir as famílias estendidas.

Já Guantánamo se tornou famosa quando se tornou o presídio dos combatente­s islamitas capturados no Afeganistã­o após a invasão liderada pelos Estados Unidos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

 ??  ?? Saipov entrou legalmente nos EUA via loteria do Green Card
Saipov entrou legalmente nos EUA via loteria do Green Card

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil