O Dia

Capacitaçã­o técnica e obras

-

Região Serran, a Defesa Civil de Nova Friburgo tem realizado exercícios simulados de desocupaçã­o de áreas de risco e palestras educativas. Outra medida é a capacitaçã­o técnica de servidores, com destaque para o projeto Gides, convênio entre o Brasil e o Japão e que já levou técnicos da cidade para aquele país. Também foram retomados os Nupdecs (Núcleos de Proteção e Defesa Civil) nos bairros e realizada a expansão do sistema de alerta com a instalação de novas sirenes.

Já Mangaratib­a na Costa Verde, acaba de assumir o sistema de sirenes e o monitorame­nto dos pluviômetr­os digitais, que antes ficavam a cargo do governo estadual. Também foram cadastrada­s 3,2 mil famílias, que passam a receber SMS no celular com informaçõe­s sobre a previsão e as condições climáticas.

Em Niterói, nos últimos quatro anos e meio, período da atual administra­ção municipal, foram mais de 50 obras de contenção. Entre elas, os morros do Holofote e do Palácio. No Caramujo, as intervençõ­es estão em fase final, assim como no Morro do Bonfim, no Fonseca. No São José, as

Parceria entre Brasil e Japão permitiu que Nova Friburgo treinasse técnicos naquele país

ações começaram em outubro. A Secretaria de Conservaçã­o e Serviços Públicos (Seconser) também iniciou, mês passado, a limpeza da rede pluvial. Já a Defesa Civil aprimorou o sistema VIDA — Visualizaç­ão Integrada de Dados —, que permite monitorar, por exemplo, o volume de chuva dos pluviômetr­os da cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil