O Dia

Pedestres também precisam seguir regras no trânsito para evitar acidentes. Cesvi Brasil dá orientaçõe­s para se deslocamen­tos

-

Opedestre é o elemento mais vulnerável do trânsito. Em atenção a ele, bicicletas, motos, carros, vans, ônibus e caminhões devem ter uma atitude de proteção, para evitar eventuais atropelame­ntos. Quem está a pé, por sua vez, também deve assumir algumas obrigações com comportame­ntos seguros. Porque nem sempre motoristas terão atitudes protetoras, ainda mais nas grandes cidades. Uma análise do Centro de Experiment­ação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) relaciona hábitos seguros que todo pedestre deve ter na sua interação com a via.

Segundo o órgão, é importante verificar se há faixa de pedestre (sinalizaçã­o horizontal) onde será feita a travessia, semáforo e placas de orientação (sinalizaçã­o vertical). Se não tiver nada disso, o pedestre deve sinalizar sua intenção de passagem, estendendo uma das mãos até que o motorista mais próximo perceba e faça a parada do veículo ou reduza a velocidade suficiente­mente para você atravessar com segurança — atento para ver se não vêm outros carros.

TRAVESSIA EM LINHA RETA

O ideal é sempre realizar a travessia em linha reta, o caminho mais curto a ser percorrido, com menor tempo de exposição na via. Quando acompanhad­o de crianças, só faça a travessia de mãos dadas com elas. E, ao caminhar pela calçada, coloquese sempre entre a criança e a via. Nunca permita que crianças circulem livremente perto da via.

Seguindo com a calçada, ela é a estrutura dedicada para os deslocamen­tos do pedestre. Vale ressaltar que não se deve caminhar no meio da rua: só permaneça na via durante o tempo necessário para atravessá-la.

Uma vez caminhando pela calçada, o pedestre deve evitar ficar perto do meio-fio, muito próximo aos carros. Um mero tropeço pode colocá-lo na direção de um carro vindo em alta velocidade.

Evite atravessar a via em trechos nos quais os motoristas terão dificuldad­es de ver você, como em curvas ou no topo de uma subida. Nada mal em escutar música enquanto se caminha pela rua. Usando fones de ouvido, o pedestre deve removê-los na hora de atravessar a via: os sentidos têm de estar 100% em estado de alerta.

Nunca deve se atravessar na traseira ou dianteira de um veículo de grande porte, como ônibus e caminhões. Eles irão bloquear o campo de visão, impedindo que o pedestre perceba se há algum veículo se aproximand­o - e aumentando muito o risco de um atropelame­nto.

PARA EVITAR TROPEÇOS

Não corra. Correr aumenta a possibilid­ade de, por exemplo, não notar uma irregulari­dade no piso e cair no meio da via, ficando vulnerável à aproximaçã­o de um veículo. Em dias chuvosos, o pedestre deve redobrar a atenção para não cair nas armadilhas da falta de manutenção nas vias. Auxilie idosos, gestantes e pessoas com dificuldad­es de locomoção a fazer a travessia. No futuro, pode ser você a pessoa precisando de uma mãozinha. Por fim, é importante não ter atitudes inesperada­s ao atravessar uma via. No trânsito, toda ação gera uma reação. Se o pedestre tiver uma ação repentina e imprevista ao atravessar a via (como mudar de direção subitament­e), o motorista pode se assustar e também ter uma atitude inesperada, virando o carro para o lado errado ou freando repentinam­ente. A combinação dessas ações e reações pode ser fatal.

 ?? ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA ?? Pedestre também não deve caminhar junto do meio-fio ou ainda em faixas dedicadas como uma ciclovia
ALEXANDRE BRUM / AGÊNCIA O DIA Pedestre também não deve caminhar junto do meio-fio ou ainda em faixas dedicadas como uma ciclovia
 ??  ?? Irregulari­dade: pedestre caminhando tranquilam­ente na faixa exclusiva para o BRT no Tanque, se expondo ao risco de sofrer um acidente
Irregulari­dade: pedestre caminhando tranquilam­ente na faixa exclusiva para o BRT no Tanque, se expondo ao risco de sofrer um acidente
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil