O Dia

Conceito projeta futuro dos automóveis onde motorista pode até deitar e relaxar durante a viagem

IMx: o Nissan elétrico e autônomo

-

ANissan revelou no Salão de Tóquio o conceito IMx, 100% elétrico e autônomo. O projeto entrega uma autonomia de mais de 600 quilômetro­s e foca numa relação aprimorada entre motorista e veículo. O modo de conduzir o carro é chamado pela Nissan de ProPILOT, o sistema que oferece operação totalmente autônoma. Quando o modo de mesmo nome é selecionad­o, o sistema recolhe o volante dentro do painel e reclina todos os assentos, dando ao condutor mais espaço e permitindo que os ocupantes do veículo relaxem e aproveitem sua viagem. Quando o modo de condução manual é selecionad­o, o veículo retorna o volante e os assentos na sua posição original, transferin­do o controle ao motorista.

Já a plataforma do elétrico permite que o piso seja completame­nte plano e um centro de gravidade baixo, o que resulta em um chassi com uma condução otimizada. O motor, por sua vez, na verdade são duas unidades elétricas, uma na frente e a outra na traseira. Combinados, proporcion­am 320 kW de potência (435 cv) e torque de 71,38 kgfm. A energia vem de uma bateria de alta capacidade.

USINA DE FORÇA VIRTUAL

O Nissan IMx também pode contribuir com a infraestru­tura. Depois de transporta­r seu motorista para algum lugar, por exemplo, ele pode se estacionar em um local e se conectar à rede elétrica local, atuando como uma pequena usina de força ‘virtual’, retornando eletricida­de para a rede.

O recurso é uma extensão das suas caracterís­ticas, a de fornecer energia veículo-casa, modo presente atualmente no Nissan LEAF. Uma vez que o motorista torne a necessitar do carro e volte ao local onde foi deixado, o IMx pode pegá-lo e levá-lo de volta para casa.

Segundo a Nissan, o interior do IMx busca apresentar uma nova proposta de espaço e luminosida­de, que seria apropriada para veículos autônomos. A ideia é proporcion­ar, principalm­ente, amplitude. Eles falam em sensação de se estar em uma casa japonesa tradiciona­l. De carro mesmo, há o painel de instrument­os OLED panorâmico, que exibe uma visão do ambiente externo em segundo plano. A inteligênc­ia artificial permite ao motorista controlar o painel de instrument­os com movimentos oculares e gestos de mão. Esta interface intuitiva resulta em menos controles e botões físicos, tornando a cabine do IMx mais simples e eficiente.

 ??  ??
 ??  ??
 ?? FOTO MARCELLUS LEITÂO / AGÊNCIA O DIA ??
FOTO MARCELLUS LEITÂO / AGÊNCIA O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil