O Dia

TEMPO DE PREVENÇÃO

Cidades iniciam ações e obras preventiva­s para enfrentar a temporada das chuvas fortes do verão.

- LUIZ ALMEIDA luiz.almeida@odia.com.br

Overão está à porta — a estação mais esperada dos brasileiro­s começa dia 21 de dezembro. Mas a temporada de altas temperatur­as e muita praia também pode ser sinônimo de muitos transtorno­s. Afinal, as chuvas fortes e os temporais podem ser implacávei­s com as cidades. Assim, melhor prevenir do que remediar. Para tanto, diversos municípios já trabalham em ações de prevenção de danos.

Em Petrópolis, que sofre com frequência com as intempérie­s da estação, foi elaborada uma série de medidas. Batizado de Plano Verão 2018, prevê cinco planos de contingênc­ia — para deslizamen­tos de terra, de blocos rochosos, inundações, vendaval e tempestade­s de raio. Também estão previstas obras de contenção de encostas, a dragagem dos vários rios e a desobstruç­ão de galerias de águas pluviais e bueiros, entre outras ações.

“Queremos que Petrópolis passe a ser reconhecid­a como a cidade da prevenção de desastres. Estamos empenhados em reunir cada vez mais informaçõe­s sobre os riscos. Dentro dos nossos limites, fazemos trabalho pensando sempre na prevenção”, destaca o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntária­s, coronel Paulo Renato Vaz.

ESTADO DE ALERTA

Em Volta Redonda, os trabalhos de prevenção de danos já começaram e visam evitar os alagamento­s provenient­es das redes pluviais entupidas. Não por acaso, a Secretaria de Infraestru­tura tem realizado a limpeza dos bueiros para a retirada de folhas, restos de obras e entulhos diversos.

Outra medida foi o envio, pela Defesa Civil, de um memorando com a minuta do decreto para instaurar o estado de alerta — teve início no dia 1º de novembro e se estenderá até 31 de março de 2018. “Fizemos a limpeza dos bueiros na Vila Santa Cecilia e outra equipe está em Mariana Torres. Já o bairro do Açude será o próximo a ter o serviço”, avisa o secretário de Infraestru­tura, Toninho Oreste.

LIMPEZA URBANA

Cabo Frio também é outra cidade que passou a adotar a limpeza preventiva de bueiros e bocas de lobo, além de intensific­ar a coleta de lixo. Não por acaso, a Comsercaf, companhia de limpeza urbana, acaba de reforçar o recolhimen­to dos entulhos, galhos e folhas — a coleta passou a ser diária. O objetivo é desobstrui­r todos os bueiros da cidade até dezembro.

Outra iniciativa é uma campanha educativa nas redes sociais para incentivar a população a colocar o lixo ensacado e não despejá-lo nas ruas. Também estão sendo feitas a substituiç­ão de manilhas, tampões e grelhas para facilitar o escoamento das águas de chuva. Nas encostas há obras de contenção no Morro da Guia, na altura da subida da ponte Feliciano Sodré, e no Morro do Telégrafo.

No Norte Fluminense, Ma-

Estamos emprenhado para que Petrópolis passe a ser reconhecid­a como a cidade da prevenção de desastres” PAULO RENATO VAZ, Secretário de Defesa Civil

Fizemos a limpeza dos bueiros na Vila Santa Cecília e estamos em Mariana Torres. Bairro do Açude será o próximo” TONINHO ORESTE, Secretário de Infraestru­tura

caé já começa a adotar o Plano de Ação para o Verão, que tem a participaç­ão de diversas secretaria­s, como as de Ambiente e Sustentabi­lidade, Turismo e Ordem Pública, além da Defesa Civil e da Coordenado­ria de Posturas, entre outras. A cidade ainda está com um outro grupo — formado pelas secretaria­s de Habitação, Obras, Infraestru­tura e Desenvolvi­mento Social, além da Defesa Civil — para realizar possíveis ações para a remoção de famílias e também a demolição de imóveis em áreas de risco.

 ??  ??
 ??  ?? Cidades fazem cadastros de moradores nas encostas e serviços de desentupim­ento de galerias e bueiros
Cidades fazem cadastros de moradores nas encostas e serviços de desentupim­ento de galerias e bueiros
 ??  ?? Nova Friburgo tem expandido o número de sirenes nas áreas de riscos
Nova Friburgo tem expandido o número de sirenes nas áreas de riscos
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ?? A Defesa Civil de Mangaratib­a está com nova sede, onde fica o Centro de Monitorame­nto e Operações
A Defesa Civil de Mangaratib­a está com nova sede, onde fica o Centro de Monitorame­nto e Operações
 ?? FOTOS DIVULGAçãO ??
FOTOS DIVULGAçãO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil