O Dia

CINEMA PARA QUEM REALMENTE PRECISA

Religioso afirma que videoteca alvo de polêmica já estava no presídio em que está o ex-governador

- LUIZ ALMEIDA luiz.almeida@odia.com.br

Crianças da Casa do Menor São Miguel Arcanjo estrearam a videoteca que seria instalada na cadeia de Benfica, onde está Sérgio Cabral. Ontem, o ex-governador foi acusado pelo capelão prisional Carlos Serejo de ter pedido, pessoalmen­te, que missionári­os simulassem doação do equipament­o para o presídio.

Mais um capítulo na trama que envolve a doação de uma videoteca aos detentos da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica. Ontem, o pastor Carlos Alberto de Assis Serejo divulgou nota no Facebook em que afirma ter se reunido com Sérgio Cabral, na biblioteca do presídio, quando o próprio exgovernad­or pediu que ele assinasse um termo de uma doação que não existiu, porque o equipament­o já se encontrava na penitenciá­ria. A defesa de Cabral rebateu a denúncia e alega que não passa de mais um boato. Desde quarta-feira, o Ministério Público estadual está com procedimen­to investigat­ório criminal sobreocaso.

Na nota, Carlos Serejo diz que a reunião ocorreu dia 27 de outubro, por volta de 15h30, durante culto do pastor Cesar Dias de Carvalho. Segundo o comunicado, ele próprio e a missionári­a Clotildes de Moraes foram chamados à biblioteca pelo exgovernad­or. Na ocasião, “o detento expôs a necessidad­e de que um representa­nte de instituiçã­o religiosa ou filantrópi­ca assinasse documento de doação de alguns equipament­os eletrônico­s (TV, DVD eH om eThe ater) que, segundo Cabral, já estavam no local, afim de legitimar ouso destes pelos presos.”

Anota informa que ,“segundo a falade Sérgio Cabral, o diretor da entidade prisional teria alega doque ou sode todos os equipament­os só poderia ser oficializa­do caso houvesse o documento de doação. O preso solicitou ajuda e falou que era só assinar o papel, e esse favor foi feito! O foco jamais foi beneficiar exclusivam­ente o preso Sérgio Cabral. Jamais se compactuar­ia com quaisquer decisões que con- trariassem as leis ou os valores cristãos.”

De acordo com o advogado de Carlos Serejo, Dr. Heckel Garcez Rodrigues Ribeiro, seu cliente foi induzido ao erro e não tinha noção do que estava acontecend­o quando pediram para ele assinar o documento. “Ele só queria ajudar, foi do fundo do coração. Ele caiu na mão de uma pessoa de má fé”, alega Ribeiro, acrescenta­ndo que Serejo é apenas missionári­o e não representa a Igreja Batista do Méier.

Para Rodrigo Roca, um dos advogados de Sérgio Cabral, a denúncia não passa de mais um boato. Ele conta também que ainda não se reuniu com o ex-governador para tratar do assunto. “Cada um fala o que quer e é responsáve­l pelo que diz. Não acredito que o ex-governador tenha feito opedido”, desqualifi­ca Roca. A Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria informou que o titular da pasta jamais colocaria a assinatura “em documentos obrigados” e que suspendeu o benefício das TVs em celas e recreação esportiva dos detentos por 30 dias. A Seap afirma ainda que suspendeu a autorizaçã­o da referida igreja de executar trabalho missionári­o em todas as unidades prisionais.

 ?? MAÍRA COELHO ??
MAÍRA COELHO
 ?? MAÍRA COELHO / AGÊNCI ?? Além de Cabral, a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, abriga outros presos da Lava Jato do Rio. A unidade foi reformada após a prisão do ex-governador
MAÍRA COELHO / AGÊNCI Além de Cabral, a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, abriga outros presos da Lava Jato do Rio. A unidade foi reformada após a prisão do ex-governador
 ?? MAÍRA COELHO ?? Crianças da Casa do Menor São Miguel Arcanjo assistiram ontem à primeira sessão após a doação
MAÍRA COELHO Crianças da Casa do Menor São Miguel Arcanjo assistiram ontem à primeira sessão após a doação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil