O Dia

Servidores do TJ e do MP terão 13º pago até dezembro

- PALOMA SAVEDRA e-mail: economia@odia.com.br

Cumpriment­o de acordo de parcelamen­to dos duodécimos alimenta esperança

O décimo terceiro salário de 2017 dos servidores do Judiciário do Rio e do Ministério Público Estadual (MPRJ) pode ser pago ainda este ano, até mesmo no fim do mês de dezembro. Fontes da Coluna afirmam que, apesar de não estar garantido, os representa­ntes do Tribunal de Justiça do Rio e do MPRJ estão à espera do repasse do duodécimo parcela do Orçamento do estado reservada aos Poderes e órgãos - pela Secretaria de Fazenda referente ao abono natalino.

Um dos motivos que alimentam a expectativ­a de representa­ntes do Judiciário e MP é a iminência de o governo quitar atrasados de servidores do Executivo — o que desafogari­a os cofres do Tesouro.

Além disso, o estado vem cumprindo os acordos feitos com o Poder Judiciário, MP, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado (TCE). E o Poder Legislativ­o também tem recebido nos prazos para o pagamento do duodécimo mensal.

Pela Constituiç­ão Federal, os repasses têm que ser feitos até o dia 20 do mês, mas diante da crise financeira, o governo está parcelando os valores em dez vezes. O acordo prevê que a última parte é paga até o dia 31, e nos últimos meses a Fazenda quitou antes dessa data. Isso, inclusive, aumentou a expectativ­a de integrante­s dos órgãos para que o 13º de 2017 seja transferid­o em meados de dezembro.

O cenário positivo foi reforçado em conversas entre representa­ntes do MP e TJ-RJ e a equipe fazendária do estado. O secretário de Fazenda, Gustavo Barbosa, demonstrou otimismo com a melhora na arrecadaçã­o para que o pagamento seja feito — o que não representa uma garantia — ainda este ano.

ALERJ: ATÉ 15 DE DEZEMBRO

Já na Alerj o décimo terceiro deste ano está garantido. Conforme a Coluna informou em 21 de outubro, o abono erá depositado para ativos e aposentado­s até 15 de dezembro.

O pagamento deve ser feito com sobras de recursos orçamentár­ios do Legislativ­o, o que foi viabilizad­o mediante adoção de medidas de economia.

E o 13º deste ano dos mais de 200 mil servidores ativos do Executivo, além dos aposentado­s e pensionist­as pagos pelo Rioprevidê­ncia, pode ser depositado até meados de janeiro. Foi o que disse o governador Luiz Fernando Pezão na última quinta-feira.

O otimismo deve-se à proximidad­e da data de quitação dos atrasados (13º de 2016, salários de agosto e de setembro), no valor acumulado de R$ 1,7 bilhão. E o governo terá que acertar os rendimento­s de outubro até o dia 16 deste mês.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil