O Dia

Atirador do Texas que matou 26 pessoas queria executar a sogra

Atirador do Texas atacou igreja com fuzil para executar a sogra, que não estava

- > Sutherland Springs, Estados Unidos Com Agência France-Presse

Devin Patrick Kelley praticou a matança na igreja por causa de uma discussão familiar. Ele abriu fogo no templo, mas a sogra não estava. O presidente Trump voltou a dizer que o acesso às armas não propiciou o crime.

Devin Patrick Kelley, que matou a tiros 26 pessoas em uma igreja do Texas, teria agido motivado por problemas familiares. O massacre de domingo, ocorrido cinco semanas depois do ataque a tiros mais violento executado nos Estados Unidos, aconteceu quando Kelley, de 26 anos, vestido de preto e com um colete à prova de balas, abriu fogo contra os fiéis de uma igreja batista, deixando cerca de 20 feridos.

As vítimas, com idades entre cinco e 72 anos, participav­am do culto religioso na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, cidade rural de 500 habitantes.

Freeman Martin, do Departamen­to de Segurança Pública do Texas, disse que “havia divergênci­as na família”, acrescenta­ndo que a sogra de Kelley frequentav­a a igreja onde aconteceu o ataque. Segundo Martin, Kelley sabia que a sogra frequentav­a a igreja e que antes do violento ataque enviou “mensagens ameaçadora­s”. A sogra não estava.

Kelley abriu fogo fora da igreja, antes de entrar e continuar disparando. “Um morador conseguiu pegar o fuzil e enfrentou o suspeito, que fugiu. O cidadão o perseguiu”, detalhou Martin. O assassino se matou ao bater com o carro, 15 minutos depois.

A Força Aérea informou que Kelley serviu no Novo México a partir de 2010, antes de ser julgado por uma corte marcial em 2012 por agredir a esposa e o filho. Kelley foi sentenciad­o a 12 meses de prisão e sofreu uma baixa desonrosa por má conduta.

TRUMP DESCONVERS­A “Estamos com o coração partido. Nos reunimos, unimos nossas forças (...) Através das lágrimas e nossa tristeza permanecem­os fortes”, disse o presidente Donald Trump, que está na Ásia. O presidente, que ordenou que as bandeiras ficassem a meio pau na Casa Branca e em edifícios federais, qualificou o tiroteio de “espantoso” e “ato de maldade”, mas voltou a descartar que o acesso às armas seja o causador. “Temos um monte de problemas de saúde mental em nosso país, mas não é uma situação imputável às armas”, declarou em Tóquio. Insistiu que “é um pouco cedo para abordar o tema”, ao ser consultado pelos pedidos de que aumente o controle de armas no país.

 ?? AFP/MARK RALSTON ?? Pastor Frank Pomeroy e a esposa, Sherri, se emocionam em coletiva
AFP/MARK RALSTON Pastor Frank Pomeroy e a esposa, Sherri, se emocionam em coletiva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil