O Dia

Crivella em negociação com a China

-

Em reunião na China ontem, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, abriu uma negociação de financiame­nto com o Banco de Desenvolvi­mento da China (CDB), em Pequim, para parte da dívida da cidade com o governo federal. A meta é refinancia­r cerca de R$ 6,5 milhões (US$ 2 bilhões) que vencem a curto prazo, reduzindo a pressão sobre o orçamento.

“Temos o maior interesse em promover o desenvolvi­mento e a infraestru­tura no Rio, bem como o desenvolvi­mento de empresas chinesas na cidade. Vamos buscar soluções juntos”, afirmou o diretor-geral do CDB (espécie de BNDES local), Jin Tao, que se mostrou empolgado com o projeto de transforma­r o Rio em uma ‘Smart City’, que prevê a troca de 450 mil lâmpadas tradiciona­is pelas de LED e postes com wi-fi e câmeras.

“Nós queremos investir com empresas chinesas”, garantiu Crivella. O banco vai analisar as finanças e a estrutura de receita do Rio. Também coletará informaçõe­s sobre as garantias para a operação dadas pelo Banco Mundial e pelo governo federal, no caso do oferecimen­to de uma linha de crédito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil