O Dia

2017 vai sustentar recordes de calor

- > Bonn Com Agência France-Presse

O ano de 2017 será o quente já registrado sem a ocorrência do El Niño desde o início dos registros desse tipo, informou a Organizaçã­o Meteorológ­ica Mundial em relatório publicado ontem, por ocasião da abertura da 23ª Conferênci­a da ONU sobre o Clima.

“Os últimos três anos são os mais quentes jamais registrado­s e fazem parte da tendência de aqueciment­o em longo prazo do planeta”, enfatizou o secretário-geral Petteri Taalas.

Sob os efeitos do El Niño, 2016 deve conservar seu recorde; 2015, que também registrou esse fenômeno, e o de 2017 disputam o segundo e terceiro lugares. El Niño afeta a cada três a sete anos as temperatur­as, as correntes marítimas e as chuvas.

O período de 2013 a 2017 poderá ser considerad­o o mais quente já registrado, segundo balanço provisório. O ano de 2017 foi marcado por fenômenos climáticos extremos, furacões de intensidad­e inédita no Caribe e no Atlântico, temperatur­as de mais de 50ºC na Ásia e secas na África.

“Muitos destes fenômenos têm indiscutiv­elmente a marca da mudança climática provocada pelo aumento da concentraç­ão de gases do efeito estufa”, destacou Taalas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil