O Dia

MAIS DE 4 MIL HOMENS E NENHUM FUZIL

Forças de segurança prendem oito, mas líder do tráfico no Complexo do Salgueiro não foi encontrado

- JONATHAN FERREIRA jonathan.ferreira@odia.com.br

Grande operação contra o tráfico no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, mobilizou ontem 3.500 soldados das Forças Armadas, além de PRF, PM e Polícia Civil, com a ajuda de 24 blindados e 18 embarcaçõe­s. Nenhum armamento pesado foi apreendido, e os chefões procurados conseguira­m escapar. Um carro Mercedes avaliado em R$ 200 mil foi encontrado pelos policiais.

As polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal realizaram ontem mais uma megaoperaç­ão em conjunto com as Forças Armadas e Força Nacional a fim de localizar e prender criminosos que atuam no Complexo do Salgueiro e na comunidade Anaia, em São Gonçalo. Pelo menos 3,5 mil militares do Exército, Marinha e Aeronáutic­a realizaram o cerco nas favelas, que contou com 24 blindados e 18 embarcaçõe­s. Nenhum fuzil foi apreendido e Thomaz Jhayson Vieira Gomes, conhecido como o 2N do Salgueiro, um dos principais procurados na ação e apontado pela polícia como chefe do tráfico na região, não foi localizado.

Oito suspeitos foram presos e um menor apreendido. Foram recuperado­s seis carros, quatro caminhões e três motos, além de munição, material para endolação de entorpecen­tes e grande quantidade de drogas, segundo a Secretaria Estadual de Segurança. Uma Mercedes vermelha, que pertenceri­a a 2N e está avaliada em R$ 200 mil, foi apreendida.

Dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram baleados, sem gravidade, e um terceiro teve uma queda da motociclet­a, sem ferimentos. O deslocamen­to dos militares começou por volta das 3h e chegou a fechar a Ponte RioNiterói por alguns instantes. O cerco foi encerrado às 16h. Segundo a PM, devido à operação nas favelas, quatro criminosos do Complexo do Salgueiro fugiram de barco para a Ilha de Paquetá. De acordo com a corporação, eles saíram de Itaoca, em São Gonçalo, e teriam se escondido na localidade conhecida como Cocheira. Lá, eles trocaram tiros com PMs e um suspeito foi preso. Os outros três comparsas fugiram.

FUGA PARA PAQUETÁ

O porta-voz do Comando Militar do Leste (CML), coronel Roberto Itamar, descartou a possibilid­ade de os bandidos terem furado o cerco da Marinha. “A informação que recebemos é que os bandidos saíram do Salgueiro para Paquetá antes do amanhecer, e quando tentaram voltar para São Gonçalo encontrara­m os militares e fugiram de volta para Paquetá. Era impossível passar pelo cerco da Marinha.”

Para o coronel Itamar, a operação foi um sucesso. “Só o fato de os policiais conseguire­m entrar em uma rua em que o estado não tinha aceso, é uma vitória muito grande”, ressaltou o coronel, lembrando que os militares removeram barreiras do tráfico. Ainda segundo o coronel Itamar, não houve troca de tiros entre os militares e traficante­s.

A PRF informou que os dois agentes foram baleados no pé. Os agentes haviam recebido a informação de que bandidos do Complexo do Salgueiro estariam armados na Niterói -Manilha, perto do pedágio, e foram recebidos a tiros. Os criminosos fugiram.

 ?? SEVERINO SILVA ??
SEVERINO SILVA
 ?? ALEX RAMOS / JORNAL O SÃO GONÇALO ?? Polícia apreende Mercedes do chefe do tráfico no Morro do Salgueiro
ALEX RAMOS / JORNAL O SÃO GONÇALO Polícia apreende Mercedes do chefe do tráfico no Morro do Salgueiro
 ?? SEVERINO SILVA ?? Militares da Marinha fizeram cerco às praias da Baía de Guanabara, ao redor do Complexo do Salgueiro
SEVERINO SILVA Militares da Marinha fizeram cerco às praias da Baía de Guanabara, ao redor do Complexo do Salgueiro
 ?? SEVERINO SILVA ?? Militares retiraram barricadas pontiaguda­s com botijões nas pontas que impediam a passagem da polícia
SEVERINO SILVA Militares retiraram barricadas pontiaguda­s com botijões nas pontas que impediam a passagem da polícia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil