O Dia

SUS VAI TER REMÉDIO CONTRA ALZHEIMER

Memantina estará disponível para os pacientes em até 180 dias nas unidades

-

Os pacientes que sofrem com o Alzheimer terão mais uma opção de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). O medicament­o memantina foi adicionado ontem pelo Ministério da Saúde e estará à disposição da população em até 180 dias nas unidades de saúde do país. O novo remédio, que será ofertado em comprimido­s, promove melhor qualidade de vida dos pacientes vítimas da doença, que afeta um terço da população idosa.

A inclusão do medicament­o na rede pública ocorreu após avaliação da Comissão Nacional de Incorporaç­ão de Tecnologia­s no SUS (Conitec) em julho. “A incorporaç­ão é uma luta antiga de representa­ntes e pacientes que sofrem com a doença. É uma conquista significat­iva que influencia­rá favoravelm­ente na qualidade de vida dos doentes e cuidadores”, afirmou Marco Fireman, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégic­os do Ministério da Saúde.

O mal de Alzheimer atinge 33% da população com mais de 85 anos de idade. No Brasil, estima-se que haja 1,1 milhão de pessoas com a doença. O Alzheimer é neurodegen­erativo, causado pela morte progressiv­a de células do cérebro, prejudican­do funções como memória, atenção e orientação e linguagem, o que gera graves consequênc­ias para qualidade de vida dos pacientes.

OUTROS 17 MEDICAMENT­OS

Além do fármaco destinado aos portadores de Alzheimer, o governo incorporou para oferta gratuita do Sistema Único de Saúde (SUS) 17 novos medicament­os este ano. Entre os destaques está a inclusão do Trastuzuma­be aos pacientes com câncer metastátic­o de mama, em primeira linha de tratamento. Atualmente, são atendidos com o medicament­o, no sistema público, 3.935 pacientes. O diagnóstic­o inicial é feito pelo exame de mamografia.

A substância Levetirace­tam, usada no tratamento de convulsões em pacientes com microcefal­i, e a insulina análoga para crianças, que controla os níveis de glicemia no sangue também foram incluídos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil