O Dia

Aécio Neves consegue destituir Tasso da presidênci­a do PSDB para indicar Alberto Goldman

Mineiro destitui cearense da presidênci­a do partido e escancara o racha tucano

- > Brasília Com Estadão Conteúdo

Se o clima no ninho tucano já andava pesado há meses, ontem o caldo entornou de vez. Mesmo licenciado da presidênci­a do PSDB, o senador Aécio Neves (MG) destituiu Tasso Jereissati (CE) do comando interino da legenda. A decisão veio um dia depois de Tasso anunciar que disputará as eleições internas, daqui a um mês, contra o aecista Marconi Perillo (GO). Até lá, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, o mais velho entre os vice-presidente­s tucanos, toca o que sobrou do partido.

Aécio afirmou que a destituiçã­o foi “absolutame­nte legítima”, “natural” e “necessária” para garantir a isonomia da eleição da nova Executiva, marcada para o dia 9 de dezembro. “Nos meus quase 30 anos de militância no PSDB, sempre agi pela unidade do partido, isso é incontestá­vel, e sempre com enorme responsabi­lidade. A mesma responsabi­lidade que me fez indicar o senador Tasso Jereissati para cumprir adequadame­nte essa interinida­de, como ele cumpriu, me fez, agora, nomear o ex-governador Alberto Goldman”, defendeu um diplomátic­o Aécio.

Defenestra­do, Tasso creditou sua ‘demissão’ a diferenças “profundas” e “irreconcil­iáveis”, entre eles de comportame­nto ético, político, visão de governo e fisiologis­mo. Tasso disse que o Palácio do Planalto influencio­u no ato de Aécio, que alegou sofrer “pressão”, sem, no entanto, detalhar de quem.

“Estou desemprega­do”, ironizou Tasso. “Aécio não está pensando no coletivo do partido há muito tempo, desde quando está agarrado a essa presidênci­a. Se estivesse pensando, isso não estaria acontecend­o hoje, nem essa crise. É mais importante a gente estar unido à voz das ruas, do que apegado às benesses do poder”, atacou.

DOIS PSDBS?

O cearense também negou que vá sair. “O PSDB desses caras não é o meu PSDB”, afirmou. “Não é do Fernando Henrique, do Mario Covas, do Zé Richa, do Franco Montoro. Não é esse PSDB que está aí.”

Enquanto o grupo de Aécio defende a permanênci­a da sigla na base do governo, o grupo de Jereissati quer o desembarqu­e até o fim do ano. Em conversas reservadas, esta semana, o mineiro avaliou que os parlamenta­res contrários a Temer, os chamados “cabeças pretas”, também querem inviabiliz­ar as reformas da atual gestão, como a da Previdênci­a.

 ?? MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO/31.10.17 ?? Na volta ao Senado, permitida pelo Supremo, Aécio e Tasso conversava­m amigavelme­nte. Agora é guerra
MARCOS OLIVEIRA/AGÊNCIA SENADO/31.10.17 Na volta ao Senado, permitida pelo Supremo, Aécio e Tasso conversava­m amigavelme­nte. Agora é guerra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil