O Dia

Cacos de vidro e pregos para ferir patas

-

> Se por um lado o BAC comemora o fato de nenhum cão ter morrido em operação, o mesmo não se pode dizer dos feridos. Sim, eles também são alvos dos criminosos. As ameaças chegam por radiotrans­missores, mas os bandidos criaram uma nova tática para acertá-los: passaram a jogar cacos de vidro e pregos no chão. Os objetos cortam as patas dos animais, que ficam fora do combate entre 15 e 20 dias.

Para protegê-los, a PM comprou sapatinhos emborracha­dos. O treino com o equipament­o de segurança começa mês quem vem. “Eles dão muito prejuízo ao tráfico. As apreensões provam isso”, explica o coronel Peixoto.

Os animais são aten- didos na veterinári­a do BAC, comandada pelo major Luís Renato Veríssimo de Souza. O batalhão fica no 16º BPM (Olaria). Lá, tem toda estrutura para atender os peludos, até centro cirúrgico. A preocupaçã­o com a saúde dos cães é tanta que os veterinári­os cuidam até dos gatos que entram no BAC. “Eles comem ratos, que são nocivos aos cachorros”, explica o comandante.

O BAC ficou mais conhecido depois da novela ‘A Força do Querer’, de Glória Perez, onde Paola Oliveira interpreto­u Jeiza, comandante da unidade na trama. Três cães do BAC se revezavam nas gravações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil