Ati­ra­dor ma­ta qua­tro na Ca­li­fór­nia

Com três ar­mas, co­mo um fu­zil se­mi­au­to­má­ti­co, ho­mem sai de ca­sa e dis­pa­ra a es­mo até em es­co­la

O Dia - - MUNDO - > Sa­cra­men­to, Es­ta­dos Uni­dos Com Agência Fran­ce-Pres­se

Ao me n o s q u a t r o adul­tos mor­re­ram e du­as cri­an­ças fi­ca­ram fe­ri­das — um em es­ta­do gra­ve — em mais um ataque a ti­ros nos Es­ta­dos Uni­dos, on­tem à tar­de. A bar­bá­rie des­ta vez acon­te­ceu em se­te lo­cais de Teha­ma, zo­na ru­ral da Ca­li­fór­nia, in­cluin­do uma es­co­la de En­si­no Fun­da­men­tal. Phil Johns­ton, as­sis­ten­te do xe­ri­fe do con­da­do, in­for­mou que o ati­ra­dor foi mor­to, en­cur­ra­la­do pe­la po­lí­cia, após fu­gir do co­lé­gio.

Bri­an Flint, que mo­ra na re­gião, dis­se que o ati­ra­dor era seu vi­zi­nho, um ex-pre­si­diá­rio de cer­ca de 50 anos, “que es­te­ve ati­ran­do mui­to” nos úl­ti­mos dias, “cen­te­nas de dis­pa­ros com gran­des car­re­ga­do­res”. “Per­ce­be­mos que es­te ca­ra es­ta­va lou­co e que era uma ame­a­ça”, de­cla­rou.

Johns­ton in­for­mou à im­pren­sa que fo­ram re­cu­pe­ra­das três ar­mas na ce­na do cri­me: um fu­zil se­mi­au­to­má­ti­co e du­as ar­mas cur­tas. “Re­ti­ra­mos al­guns es­tu­dan­tes de he­li­cóp­te­ro e ou­tros fi­ca­ram abri­ga­dos na es­co­la.” Johns­ton acres­cen­tou que cer­ca de cem po­li­ci­ais fo­ram mo­bi­li­za­dos.

Se­gun­do tes­te­mu­nhas, a sé­rie de ata­ques co­me­çou na ca­sa do ati­ra­dor, no que te­ria si­do uma bri­ga de fa­mí­lia. Des­nor­te­a­do, o ho­mem saiu e pas­sou a ati­rar a es­mo, mi­ran­do em pes­so­as na rua.

Ka­tri­na Gi­er­man, que mo­ra pró­xi­mo à es­co­la, con­tou que es­cu­tou os ti­ros e se es­con­deu em ca­sa com seu be­bê re­cém-nas­ci­do. “Te­nho o di­rei­to de por­tar ar­mas e vou pro­te­ger meu fi­lho se for pre­ci­so”, re­tru­cou.

A es­co­la Ran­cho Teha­ma es­tá nos ar­re­do­res de Cor­ning, po­vo­a­do de 8 mil ha­bi­tan­tes de­di­ca­do à pro­du­ção de azei­te de oli­va e si­tu­a­do 160 km ao nor­te de Sa­cra- men­to, ca­pi­tal da Ca­li­fór­nia.

O ti­ro­teio ocor­re dez dias após ou­tro i nci­den­te, no qual um ho­mem abriu fo­go con­tra fiéis em uma igre­ja do Te­xas ma­tan­do 26 pes­so­as.

Ao me­nos 33 mil pes­so­as mor­rem anu­al­men­te nos Es­ta­dos Uni­dos em in­ci­den­tes com ar­mas de fo­go, sen­do dois ter­ços sui­cí­dio, se­gun­do o Cen­tro de Con­tro­le e Pre­ven­ção de Do­en­ças.

REPRODUÇÃO DA IN­TER­NET

Tes­te­mu­nhas con­ta­ram que ho­mem ati­rou pe­las ja­ne­las da es­co­la de En­si­no Fun­da­men­tal. Pe­lo me­nos um alu­no foi atin­gi­do pe­los ti­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.