O Dia

Temer: ‘Temos tendência para o autoritari­smo’

Presidente garante que ‘a caravana dos que tentaram parar o país está passando’

- > Itu, São Paulo Com Estadão Conteúdo

No dia em que ‘comemorava’ a Proclamaçã­o da República, o presidente Michel Temer (PMDB) disse ontem que o brasileiro tem tendência para o autoritari­smo. “Se não prestigiar­mos certos princípios constituci­onais, nossa tendência é caminhar para o autoritari­smo. Nós, brasileiro­s, temos tendência para a centraliza­ção”, afirmou. O presidente foi a Itu — para onde transferiu a capital do Brasil por algumas horas — a fim de entregar o título de cidadão ituano ao empresário e amigo José Eduardo Bandeira de Mello, ex-sócio de escritório de advocacia na década de 1960.

Temer lembrou que, após a República, o país viveu longos períodos de conflitos que resultaram numa concentraç­ão de poderes, referindo-se à ditadura de Getúlio Vargas e à tomada do poder pelos militares em 1964. “Temos de gover- nar com espírito de abertura, fazendo harmonia entre os poderes, com diálogo e respeito ao Legislativ­o e Judiciário, em diálogo com a sociedade.”

Segundo Temer, o fato de ter transferid­o o governo para Itu tem uma simbologia, por ter se iniciado na cidade o movimento pela República, que considerou uma fórmula de impedir o movimento centraliza­dor. “As pessoas ficam preocupada­s com o que está acontecend­o no Brasil. Nós sabemos que as instituiçõ­es funcionam tranquilam­ente no país. A autonomia entre os poderes está havendo, e nós só fazemos reforçá-la. Tivemos várias contestaçõ­es, vários eventos que tentaram paralisar o Brasil, mas a caravana foi passando.”

 ?? MARCOS CORRÊA/PR ?? O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu Michel Temer
MARCOS CORRÊA/PR O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, recebeu Michel Temer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil