O Dia

Caminho livre para Albertassi

-

Os três conselheir­os substituto­s do Tribunal de Contas do Estado (TCE) afirmaram, em depoimento ao Núcleo Criminal de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal, que foram procurados pessoalmen­te pelo deputado Edson Albertassi (PMDB) com as cartas de desistênci­a ao cargo de conselheir­o do órgão já redigidas. Eles, que são servidores de carreira, foram indicados para a vaga aberta pela aposentado­ria do conselheir­o Jonas Lopes. Entretanto, o governo indicou o deputado Edson Albertassi para a vaga após a desistênci­a deles. No depoimento eles explicam o motivo.

O DIA teve acesso aos depoimento­s de Rodrigo Melo do Nascimento, Marcelo Verdini Maia e Andrea Siqueira Martins, concedidos a três procurador­es na tarde de quinta-feira, dia 16. Todos afirmam que foram procurados pelo Subprocura­dor-Geral do TCE, Henrique Cunha de Lima, que teria parentesco com Albertassi.

Em maio, Henrique agendou um encontro com Albertassi e Verdini. Na reunião, o deputado disse que iria apoiar Verdini a conseguir o cargo. Mas, em outubro, tudo mudou, com Albertassi dizendo que seria ele a assumir o cargo, a pedido de Picciani, então presidente da Alerj. “Em meados de outubro, o depoente se encontrou com Henrique e Albertassi, ocasião em que [Jorge] Picciani insistia em destinar a vaga a um deputado”, diz trecho do depoimento. Em um segundo encontro, o conselheir­o-substituto foi aconselhad­o a desistir da vaga e optou por assinar a carta de desistênci­a já redigida.

Já Nascimento disse que também teve um encontro intermedia­do por Henrique e que, em um encontro em uma cafeteria ao lado da Alerj, Albertassi apresentou a declaração de desistênci­a a ele, bastando a ele apenas assinar. Nascimento disse que assinou “apostando na invalidade jurídica”.

Tanto Verdini quanto Nascimento afirmaram que somente se encontrara­m com Albertassi pois almejavam a vaga e sabiam que, para isso, teriam que fazer contatos políticos.

Já Andrea Siqueira disse que seus colegas tinham assinado a desistênci­a. Por isso, também desistiu da vaga, apesar de não ter interesse genuíno na mesma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil