O Dia

Piñera é favorito nas eleições presidenci­ais do Chile

Ex-presidente deve ter 40% dos votos amanhã, o que levará o pleito ao segundo turno. Candidato de Michele Bachelet vem bem atrás

- > Santiago Com Agência France-Presse

Depois de quatro anos de governo da socialista Michelle Bachelet, os chilenos se preparam para uma guinada à direita nas eleições presidenci­ais de amanhã, que têm como favorito o magnata e ex-presidente Sebastián Piñera. Na sétima eleição realizada após o fim da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), pesquisas situam Piñera num cômodo primeiro lugar, distante do governista Alejandro Guillier.

“Mas é pouco provável que Piñera vença no primeiro turno”, afirma Mauricio Morales, acadêmico da Universida­de de Talca, que prevê que o empresário deva obter 44% dos votos — abaixo dos 50% necessário­s para vencer—, Guillier, em torno dos 25% e a representa­nte da Frente Ampla (esquerda radical), Beatriz Sánchez, 11%.

No total, oito candidatos, seis deles de centro-esquerda, disputam a sucessão de Bachelet. Uma alta abstenção favoreceri­a Piñera, com um eleitorado motivo e cativo.

Bachelet tem pedido aos 14,3 milhões de chilenos com direito a voto que vão em massa às urnas. “Exerçamos esse direito cidadão, depois de tantos anos em que não tivemos direito de votar. Hoje podemos fazê-lo, e mais de 40 mil pessoas o farão fora do Chile. A abstenção não faz bem à democracia”, discursou a presidente, que revezou o poder com Piñera desde 2006. O Chile não prevê reeleição.

Com voto não obrigatóri­o desde 2012 e uma abstenção em ascensão, os analistas apostam em uma participaç­ão de apenas 40%.“A gente não quer votar porque ninguém acredita que possa haver uma mudança substancia­l. Além disso, já se sabe quem vai ser presidente”, justifica Catalina Gascone, estudante de 19 anos.

De 2010 a 2014, Piñera rompeu a hegemonia mantida pela centro-esquerda que levou o país a um período de prosperida­de sem precedente­s. Depois de um cresciment­o que se situa em 1,8% nos quatro anos de Bachelet, o mercado dá por certo uma volta da direita ao Palácio de La Moneda.

 ?? AFP/PABLO VERA ?? Guillier é o candidato de Bachelet
AFP/PABLO VERA Guillier é o candidato de Bachelet
 ?? AFP/CLAUDIO REYES ?? Piñera tem liderança folgada
AFP/CLAUDIO REYES Piñera tem liderança folgada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil