O Dia

Veja como se proteger das fraudes e dos golpes

Ofertas de intermediá­rios para conseguir aposentado­ria fácil ou benefícios podem esconder armadilhas. Força-tarefa foi criada e combate outras falcatruas.

- Martha Imenes e-mail: economia@odia.com.br

Otrabalhad­or que está perto de se aposentar deve fugir das falsas promessas de “aposente-se já” espalhadas por muros e faixas pela cidade e até publicadas em classifica­dos de jornais. O DIA localizou várias propaganda­s, pela Zona Norte, com ofertas de aposentado­ria fácil, inclusive discrimina­ndo por tempo de contribuiç­ão, idade e também Loas (benefício pago a idosos de baixa renda). Outras “ofertas” são de revisões de aposentado­rias do INSS, onde advogados prometem ajuizar ações judiciais. Há casos em que são cobrados valores de três meses do benefício para cobrir custos do processo. O segurado precisa ficar alerta. Ele está prestes a cair em um golpe.

“Ao fornecer seus documentos a uma pessoa desconheci­da, o trabalhado­r fica vulnerável a todo tipo fraude”, alerta Cristiane Saredo, do escritório Vieira e Vieira Assessoria Jurídica e Previdenci­ária. “Alguns benefícios são concedidos de forma fraudulent­a e o segurado nem sabe”, adverte.

Outra situação, complement­a Cristiane, é que o segurado às vezes paga antecipado para quem promete facilidade­s e nunca recebe a carta do INSS. E quando busca informação, verifica que nem houve abertura de processo administra­tivo no INSS. “Já em outros casos, têm o benefício concedido de forma errada. Sem contar nos que ao receber o pagamento são ‘premiados’ com descontos de empréstimo­s consignado­s que nunca fizeram”, afirma Cristiane.

“Fuja disso, é falcatrua”, alerta o aposentado Antônio Carlos de Oliveira Reis, 67 anos, morador de Quintino. Perderá dinheiro se fizer negócio com esses escritório­s”, diz Reis.

CONSELHO DE AMIGO

O aposentado ouviu o conselho de um amigo e ao invés de se deixar seduzir pela “facilidade” anunciada no muro foi a uma agência da Previdênci­a Social no Méier e conseguiu o benefício.

Um outro caso que O DIA teve acesso foi do segurado X. - que por segurança pediu para não ser identifica­do. Mecânico, de 44 anos, foi vítima de bala perdida na cabeça. Afastado por auxílio-doença há três anos, viu cartaz com oferta de serviços no INSS e ligou para saber se tinha direito a se aposentar por invalidez, já que ficou com sequelas.

X.ligou para o número indicado em um dos anúncios e marcou uma consulta. No dia, levou os documentos exigidos pela atendente e, por pouco, não “perdeu” três meses de benefício a título de custas advocatíci­as. “Chegando no escritório, a pessoa se apresentou como advogada e me cobrou R$ 200 para avaliar a documentaç­ão”, lembra.

Ele conta que após a análise foi informado que teria que assinar contrato em que se compromete­ria a pagar quantia correspond­ente a três meses do benefício. X. não deixou documentos no suposto escritório de advocacia.

E pelo visto foi o melhor que fez. Segundo alerta Herbert Alencar, do escritório Cincinatus e Alencar, a prática (de oferecer serviço) é punida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Muitos que colocam anúncios são despachant­es”, alerta.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA ?? Antonio Carlos de Oliveira Reis, 67 anos, morador de Quintino, ouviu conselho de amigo e não sucumbiu às ofertas de aposentado­ria facilitada por escritório­s de advocacia
DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA Antonio Carlos de Oliveira Reis, 67 anos, morador de Quintino, ouviu conselho de amigo e não sucumbiu às ofertas de aposentado­ria facilitada por escritório­s de advocacia
 ??  ?? Cartaz oferece facilidade­s para se conseguir aposentado­ria do INSS e também receber bolsafamíl­ia afixado em Piedade (acima). Na entrada de uma comunidade no Engenho Novo, na Zona Norte, também há promessa de ‘aposente-se já’
Cartaz oferece facilidade­s para se conseguir aposentado­ria do INSS e também receber bolsafamíl­ia afixado em Piedade (acima). Na entrada de uma comunidade no Engenho Novo, na Zona Norte, também há promessa de ‘aposente-se já’
 ?? DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA ??
DANIEL CASTELO BRANCO / AGÊNCIA O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil