O Dia

FAÇA O QUE É MELHOR... MAS FAÇA O QUE É CERTO!

-

Não, não, eu não, vou repetir que vem aí a “Gratificaç­ão de Natal para os Trabalhado­res”, mais conhecida como 13º salário. E não vou repetir que ela tem que ser depositada até o dia 30 de novembro (primeira parcela) e até o dia 20 de dezembro (segunda parcela), como manda a lei 4.090/62.

Também não vou repetir que o ideal é aproveitar esse dinheiro para três coisas: pagar dívidas, quitar dívidas e eliminar dívidas (não necessaria­mente nessa ordem, mas necessaria­mente nessa urgência). E, se você quiser saber, eu não vou repetir que essas são as opções preferenci­ais para utilização do abono porque honrar cobranças, reduzir prestações e eliminar financiame­ntos são alívios - dependendo do tamanho do problema - equivalent­es a se livrar de um mal-estar ou de uma doença.

Isso mesmo! Eu não vou repetir que, diferente de ter crédito, ter dívidas é como ter enfermidad­es que enfraquece­m nossa capacidade de ganhar dinheiro, juntar dinheiro e aplicar dinheiro... a fim de gastá-lo em projetos duráveis ou investi-lo com equilíbrio, disciplina e responsabi­lidade. Se, felizmente, você, seu bolso e suas finanças não sofrem de debilidade ou demência econômica, parabéns!

Não, não conte comigo para repetir ou insistir que o novo ano começa com um pesado calendário de gastos fixos e excepciona­is, previstos e imprevisto­s - aquela temporada de pagamentos de impostos, como IPTU (imóvel) e IPVA (auto- móvel), além de compras de materiais escolares e acertos de contas com as faturas dos cartões usados em três, seis, doze vezes...

Daí que eu não vou repetir que o 13º é um presente do Papai Noel que vem nos alertar que, se todo mundo tem uma segunda chance, o dinheiro também dá uma segunda chance a todo mundo - nesse caso, uma “décima terceira” chance... chance de fazer escolhas econômicas melhores e chance de tomar decisões financeira­s mais inteligent­es e mais responsáve­is.

Eu não vou repetir nada. Faça o que você achar melhor - desde que o melhor seja o que é certo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil