O Dia

UMA FEIRA DE

-

Chega ao Rio a primeira edição da Feira Cidade PcD, o maior evento de inclusão, acessibili­dade, orientação e mobilidade para a Pessoa com Deficiênci­a (PcD). O evento ocorrerá de sexta a domingo, das 10h às 19h, na Arena 2 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O local será o ponto de encontro para quem busca tudo sobre PcD, com entrada gratuita e mil vagas de estacionam­ento liberadas. O medalhista olímpico e paratleta Clodoaldo Silva será o padrinho da feira, que vai concentrar em um só lugar as melhores empresas fornecedor­as de produtos e serviços em meio a uma série de atividades.

São palestras, oficinas, shows de música e dança (todos de PcD), food trucks, jogos como vôlei sentado e basquete, espaço para test drive de veículos adaptados e até um balcão de empregos para impulsiona­r a entrada desse público no mercado. Com similar no Brasil apenas em São Paulo, a feira é uma iniciativa da revista PCD e do site www.universopc­d. com.br, veículos lançados neste ano. Stands terão workshop de empreended­orismo para a pessoa com deficiênci­a, como o trabalho da Contém 1g, que tem site para atender às necessidad­es de PcDs. Além disso, aluguel de cadeiras de rodas, venda de próteses e órteses e produtos de tecnologia assistiva integram o cardápio de negócios do evento. Veículos adaptados estarão disponívei­s para testes, com consultore­s do Detran-RJ orientando sobre a isenção de impostos para compra de carros e retirada da carteira de habilitaçã­o.

“Existem doenças que dão direito à compra do carro com descontos de até 25%. Pessoas que fizeram mastectomi­a ou têm sequelas de AVC, túnel de carpo e hérnia estão entre as que podem contar com a redução expressiva de valor para adquirir um novo veículo. Por isso, informar está entre as prioridade­s desse evento inédito no Rio, mas que chega com a proposta de se repetir todos os anos”, evento para a Pessoa com Deficiênci­a (PcD) irá movimentar o Parque Olímpico a partir de sexta. Organizaçã­o espera receber 15 mil pessoas em três dias de atividades adianta Denis Deli, um dos coordenado­res da feira.

Para receber os visitantes, a Cidade PcD contará com uma estrutura de acesso guiado que vai desde a saída da estação Cidade Olímpica, do BRT, até a chegada à Arena 2. Acompanhan­tes para pessoas com deficiênci­a visual estarão na entrada do evento, que disponibil­izará banheiros adaptados e ambiente climatizad­o.

PÚBLICO DE 15 MIL PESSOAS

E para animar o público, diversas atrações artísticas vão passar pelo palco, como os cantores Andrezinho Carioca e Sara Bentes, o comediante cego, Jefferson Farias além de desfile de moda inclusiva da estilista Silvana Louro. A expectativ­a é de que a feira receba 15 mil pessoas — 6 mil delas com algum tipo de deficiênci­a.

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕE­S

Oficina de pintura em guache em alto relevo e orientaçõe­s sobre procedimen­tos para a retirada de documentos e passe especial estão entre as atividades organizada­s pela Subsecreta­ria da Pessoa com Deficiênci­a (Subpd). Acompanhad­o de uma equipe da Central Carioca de Intérprete­s de Libras (Língua Brasileira de Sinais), o subsecretá­rio Geraldo Nogueira ministrará palestra sobre as recentes alterações na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

“A feira traz novos conhecimen­tos e tecnologia­s. O evento é também uma forma de facilitar a inclusão, difundindo mais informaçõe­s e tornando a cidade mais acessível. A Prefeitura vê a participaç­ão na feira não só como uma oportunida­de de mostrar ações no segmento, mas também de aprendizad­o”, diz Nogueira.

IMPACTO DO SETOR

Segundo o Censo do iBge de 2010, cerca de 24% da população brasileira tem algum tipo de deficiênci­a, o equivalent­e a 45 milhões de pessoas. Só no estado do rio, são 4 milhões entre os quase 17 milhões de habitantes. O setor movimenta r$ 700 milhões por ano nos municípios fluminense­s.

NGERAÇÃO DE EMPREGOS

O grupamento de Cães da guarda Municipal do rio participar­á com demonstraç­ões de Showdog e da Cinoterapi­a, tratamento com jovens da apaetijuca. estão previstas ações das secretaria­s de Saúde, de educação e de Desenvolvi­mento, emprego e inovação, que só neste ano captou cerca de 10 mil vagas, com três mil delas encaminhad­as e quase 300 gerando empregos.

NESPORTES ADAPTADOS

além de Clodoaldo Silva, a feira vai reunir outros renomados desportist­as, como a arremessad­ora de peso rosinha Santos e o triatleta robson Caetano, contando, ainda, com apresentaç­ões de bocha, handebol e power soccer entre os esportes adaptados.

NLEGADO PARALÍMPIC­O

a parceria com a autoridade governamen­tal do legado

NOlímpico (aglO) insere a feira na proposta de continuida­de do uso dos aparelhos esportivos da cidade. a Cidade PcD se soma às atividades no Parque desde o fim dos Jogos do rio.

PARCERIAS

O projeto foi construído com instituiçõ­es de pessoas com deficiênci­a, como a associação Brasileira Beneficent­e de reabilitaç­ão (aBBr), a associação Niteroiens­e dos Deficiente­s físicos (andef), a associação fluminense de amparo aos Cegos (afac) e a associação Carioca de Distrofia Muscular (acadim), além da imparh Soluções em recursos Humanos.

NDISPOSITI­VO SONORO

O evento atraiu também parceiros, como os Ministério­s da Saúde e do esporte e a Prefeitura do rio, que terá um estande para mostrar suas ações. a mais recente delas é o equipament­o com dispositiv­o sonoro para auxiliar a travessia de deficiente­s visuais, já funcionand­o em frente ao instituto Benjamin Constant, na urca.

NCOMO CHEGAR

a feira ocorrerá na arena 2 do Parque Olímpico, na avenida embaixador abelardo Bueno 3.401, Barra. O evento terá estacionam­ento gratuito para mil veículos (portão 6).

Informar está entre as prioridade­s desse evento inédito no Rio, mas que chega com a proposta de se repetir todos os anos DENIS DELI, um dos organizado­res

N

 ?? DivulgaçãO ?? Comediante cego Jefferson Farias será uma das atrações do evento
DivulgaçãO Comediante cego Jefferson Farias será uma das atrações do evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil