O Dia

Após teste de míssil, Coreia se diz pronta para atacar os EUA.

Governo dispensará a apresentaç­ão do comprovant­e de pagamento

- > Brasília Com Agência Brasil

A partir do mês que vem, o cidadão que for tirar o passaporte não precisará apresentar tantos documentos. A dispensa dos comprovant­es de quitação eleitoral, de serviço militar e do comprovant­e de pagamento da taxa (de R$ 257,25) começará a ser implementa­da gradualmen­te e valerá para todo o país até o fim de 2018. A medida faz parte do Programa Brasil Eficiente.

Criado em março, o programa tenta desburocra­tizar a oferta de serviços e reduzir custos. Além da emissão do passaporte, outros serviços vão passar por processo de desburocra­tização. “O objetivo é a simplifica­ção administra­tiva, a modernizaç­ão da gestão e a melhoria da prestação dos serviços públicos tanto para os cidadãos e sociedade como para as empresas com que o governo tem relação. É um modelo que busca também reduzir custos”, explicou a subchefe de Articulaçã­o e Monitorame­nto da Casa Civil, Natália Marcassa.

No caso do passaporte, permanece a obrigatori­edade de apresentar identidade, CPF e naturalida­de. Os documentos ‘dispensado­s’ no ato serão buscados na base de dados do governo.

Também a partir de dezembro, começará a funcionar projeto-piloto para agendament­o online de consultas no SUS. A iniciativa será implementa­da em 21 cidades e 10% dos agendament­os serão feitos online pelo aplicativo e-SUS Cidadão.

 ?? MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL/10.07.15 ?? O novo passaporte ‘eletrônico’
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL/10.07.15 O novo passaporte ‘eletrônico’
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil