O Dia

Rock português no templo do jazz

The Gift lança no Blue Note Rio o disco ‘Altar’, no qual trabalhara­m com produtor de David Bowie e U2

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Com bandas interessan­tíssimas como Os Pontos Negros, GNR e Heróis do Mar, o rock português poucas vezes foi ouvido com atenção no Brasil. Sónia Tavares, vocalista da banda portuguesa The Gift - que toca na segunda-feira, às 22h, no Blue Note Rio - compreende mas lamenta.

“Temos uma aproximaçã­o da música brasileira muito grande, mas o Brasil é que não tem tanta proximidad­e com a música de Portugal. Mas estamos aí a mostrar para os brasileiro­s que Portugal não é só fado, nem só Seu Manel da Padaria”, brinca Sónia, por telefone, de Portugal. O grupo, por sinal, já cantou ‘Índios’, da Legião Urbana, numa edição do Rock In Rio. “Mas o que chega mais lá é a música popular brasileira: Chico Buarque, Caetano Veloso... De rock brasileiro ficamos sabendo mais do Sepultura”.

PRODUTOR DE BOWIE

Sónia, Nuno Gonçalves (voz, teclados), John Gonçalves (baixo, teclados) e Miguel Ribeiro (bateria) vêm ao Brasil lançar o novo disco, ‘Altar’. Que traz uma dupla histórica no comando das gravações: Brian Eno e Flood, que cuidaram de discos do U2 como ‘The Joshua Tree’, estão respectiva­mente na produção e na engenharia de som.

‘Altar’ demorou para sair. Foi gravado durante dois anos, num sítio isolado, para onde foram levados por Brian. O primeiro contato com o produtor, por acaso, se deu justamente no Rio de Janeiro, em 2014, quando Nuno esteve com ele num projeto musical. O disco anterior a ‘Altar’, ‘Primavera’, saíra em 2012.

“Brian é um gênio mesmo. Pudemos ver isso na prática. Aprendemos muito com ele, em técnica, criativida­de, forma de escrever música. Disse para a gente coisas que nunca haviam passado pela nossa cabeça. Imagine, somos uma banda que existe há 20 anos e nunca nem havia trabalhado com um produtor!”, conta a vocalista.

O período de trabalho de Brian com ninguém menos que David Bowie (1947-2016) não passou despercebi­do “aos” Gift, como se diz em Portugal. Todos são fãs do autor de ‘Ziggy Stardust’. “Até gravamos ‘Absolute Beginners’ (hit de Bowie)”, lembra Sónia.

CLIMA TROPICAL

Em janeiro, com ‘Altar’ ainda na fase final de preparação, o Gift já havia vindo ao Rio para gravar um clipe, o de ‘Big Fish’, do novo disco.

“Tivemos essa ideia porque queríamos um ambiente tropical para o novo clipe, e nada melhor do que vir ao Brasil para isso”, conta Sónia, que ainda convidou um grupo de drag queens de Curitiba para o vídeo, as Deendjers.

 ?? HANS PETER/DIVULGAÇÃO ?? A banda portuguesa The Gift, que canta no Blue Note, com Sónia à frente - embaixo, a capa de ‘Altar’
HANS PETER/DIVULGAÇÃO A banda portuguesa The Gift, que canta no Blue Note, com Sónia à frente - embaixo, a capa de ‘Altar’
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil