O Dia

DESFILE DE MODA INCLUSIVA NA FEIRA

A Equal Moda Inclusiva leva 60 modelos PcDs à passarela

- BRUNNA CONDINI brunna.condini@odia.com.br

A moda inclusiva também marca presença na Feira Pcd. A estilista Silvana Louro, da Equal Moda Inclusiva vai levar 60 modelos PcDs à passarela hoje, às 16h.

“Trabalho com moda inclusiva há sete anos. São três anos só em pesquisas e desenvolvi­mento de modelagens e quatro anos da marca. A moda inclusiva é aquela que também é funcional. As modelagens são diferencia­das para atender segmentos específico­s. Tais como grávidas, plus size, deficiente­s”, explicou Silvana. Alguns modelos desfilados foram cedidos, em parceria, com as marcas Reserva e Complexo B.

A estilista destaca ainda o foco na criação das peças. “O objetivo é atender as especifici­dades do segmento. Proporcion­ar conforto, beleza e democratiz­ar a opção de escolha da sua roupa”, afirmou. “O desfile vai mostrar diversas marcas que trabalham as adaptações para deficiente­s e também marcas que estão sensíveis à futuras adaptações e trazem modelos deficiente­s desfilando suas peças”.

A recepcioni­sta Lohane Magarão, 28, desfila pela primeira vez e concorda. “Isso ajuda a fortalecer a autoconfia­nça e acreditar que eu posso ser quem eu quiser”, destacou. Debora Garnier, 36, parceira de passarela, conta que a moda inclusiva mudou sua vida. “As roupas são confortáve­is e é muito melhor para vestir”.

Para Silvana, é extremamen­te importante transcende­r padrões preestabel­ecidos de beleza. “Isso estimula o pensar fora da caixa. Precisamos ampliar os conceitos de beleza. Estar em uma passarela, que é o templo da moda, por exemplo, é muito significat­ivo nesse caso”, refletiu.

E conclui: “A moda está atenta às diferentes tribos, perfis e segmentos. Os deficiente­s são 6,2% da população brasileira e representa­m um importante segmento. No início da minha pesquisa, não entendia porque o deficiente não era reconhecid­o como tal. Hoje posso dizer que, em grande parte, é um preconceit­o velado. O papel da moda vai muito além de vestir. Ela é um importante canal de comunicaçã­o e de auto estima”.

Para mais informaçõe­s sobre o desfile, basta acessar a página na internet: www.universopc­d. com.br.

 ??  ?? Lohane Magarão (em pé), que desfila pela primeira vez, e Debora Garnier, vão participar do evento
Lohane Magarão (em pé), que desfila pela primeira vez, e Debora Garnier, vão participar do evento

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil