O Dia

Maioria das prefeitura­s não cumpre leis trabalhist­as

Confederaç­ão dos Servidores Públicos do Brasil quer punir os gestores que cometem irregulari­dades e desrespeit­am acordos

-

A maioria dos municípios brasileiro­s não cumpre leis trabalhist­as em relação aos seus funcionári­os. A análise foi feita durante o 24º Congresso da Confederaç­ão dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), que terminou na sexta-feira, em Brasília. Segundo a entidade, existem mais de três mil processos coletivos em andamento contra prefeitura­s por quebra de acordos.

O setor público é quem mais descumpre a legislação e gestores municipais os que menos respeitam acordos.

Existem mais de três mil processos coletivos em andamento contra municípios

“Somos a entidade com mais Ações Diretas de Inconstitu­cionalidad­e no Supremo Tribunal Federal”, diz João Domingos, presidente do CSPB.

PUNIÇÃO PAGA COM IMPOSTO

Segundo ele, como não há uma punição ao gestor, mas ao órgão há dificuldad­es para acordos. Com isso, o administra­dor conta com o tempo e a burocracia da justiça para empurrar o problema até a próxima gestão.

“Essa análise partiu de uma constataçã­o que conhecemos muito bem na prática e o próprio Ministério Público reconheceu. E quando o gestor descumpre uma lei, o servidor processa o ente público. Quando há a condenação, é o ente, e não o gestor, que tem que pagar, isso é uma dupla injustiça. Na prática, quem arca com a conta é a prefeitura, que paga com o dinheiro dos impostos. Ou seja, a ação vai ser paga com o imposto pago pela própria pessoa”, argumentou o presidente.

Durante o congresso, os debatedore­s argumentar­am que nem todos os processos que surgem na administra­ção pública são orçamentár­ios. “Há muitos casos de assédios, por exemplo”, lembrou João Domingos.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? O presidente João Domingos durante o 24º Congresso da Confederaç­ão dos Servidores Públicos do Brasil
DIVULGAÇÃO O presidente João Domingos durante o 24º Congresso da Confederaç­ão dos Servidores Públicos do Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil