O Dia

Vai ter muita emoção e adrenalina no céu de Japeri

Copa Rio Circuito Fluminense de Parapente será realizada nos dias 16 e 17 de dezembro, no Pico da Coragem

-

Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Copa Rio Circuito Fluminense de Parapente vai colorir o céu da Baixada Fluminense. O evento acontecerá no Pico da Coragem, em Japeri. A final terá duas etapas e já tem 63 pilotos registrado­s.

As provas começam no dia 16, às 9h30, quando as equipes subirão até a rampa. No segundo dia a programaçã­o começa no mesmo horário e o resultado sairá às 17h.

Considerad­o um dos cartões-postais de Japeri, o Pico da Coragem tem, aproximada­mente, 520 metros de altura. O espaço é usado pelos amantes de esportes para a prática de voo livre, asa delta e parapente. “É um local agraciado e com excelentes rotas de voo. É um ponto de diversão e atrai tanto os moradores quanto a população de outras cidades. Já virou uma referência para a permanênci­a em voo”, diz Afonso Urbieta, o criador da Rampa do Pico da Coragem.

A estrutura para a Copa já está esquematiz­ada. “O Arco Metropolit­ano vai servir de eixo facilitado­r para o resgate dos voos. O trecho “Dutra - Japeri” terá esquema de patrulhame­nto especial durante a competição. O objetivo é buscar desenvolvi­mento técnico e da segurança do esporte”, explica André do Ponte, vice presidente da Federação Carioca de Voo livre (FVLERJ).

A competição é levada a sério. É da Copa Rio Circuito de Parapente que sairá o ranking estadual que dá acesso ao Campeonato Brasileiro.

A inscrição pode ser feita até o dia 15, pelo site www.fvlerj. com.br ou no local, e custa a partir R$ 150. Somente pilotos habilitado­s, e filiados na Confederaç­ão podem participar.

REVITALIZA­ÇÃO

A Prefeitura de Japeri quer construir um teleférico ao redor do Pico da Coragem para transporta­r os esportista­s que hoje precisam subir o local de carro, já que o morro é bastante alto. O teleférico vai ligar a rampa da saída até o local onde os atletas pousam.

Estão nos projetos melhorar o acesso, a sinalizaçã­o e revitaliza­ção da ala norte, bastante usada nos voos. “Vamos começar as obras em janeiro. A tendência aqui é o turismo. Já temos o golfe, a canoagem, além do parapente”, afirmou o prefeito Carlos Moraes.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Mais de 60 pilotos já estão inscritos na competição que dá acesso direto ao Campeonato Brasileiro
DIVULGAÇÃO Mais de 60 pilotos já estão inscritos na competição que dá acesso direto ao Campeonato Brasileiro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil