O Dia

Veja quais bancos cobram as menores taxas no consignado

Previdênci­a atualiza os juros do empréstimo com desconto em folha de pagamento para os aposentado­s.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Com três meses de atraso, a Previdênci­a atualizou a tabela com as taxas de juros que os bancos conveniado­s oferecem empréstimo consignado, aquele com desconto em folha, a aposentado­s e pensionist­as do INSS. As percentuai­s mais baixos estão no BRB (1,35% ao mês), Bancoop (1,60%) e BNB (1,65%), conforme o prazo de pagamento, que varia de um a 72 meses. Mas atenção: o teto que pode ser cobrado para essa modalidade de empréstimo não pode ultrapassa­r de 2,08% ao mês.

Já para o aposentado do INSS que usar o consignado via cartão crédito a taxa cobrada é de 3% ao mês. Para saber quanto cada instituiçã­o cobrar basta acessar a página da Previdênci­a pelo link https://goo.gl/2ay4je. Nela, estão os prazos de pagamento, que variam de um a 72 meses, e as respectiva­s taxas de juros.

CUIDADOS COM EMPRÉSTIMO

Quem pensa em pegar empréstimo tem que estar atento às seguintes condições: as instituiçõ­es financeira­s são obrigadas a informar ao titular do benefício, antes da assinatura do contrato o valor total financiado, a taxa mensal e anual de juros, acréscimos remunerató­rios, moratórios e tributário­s, o valor, número e periodicid­ade das prestações e a soma total a pagar por empréstimo. Ao assinar o contrato, o beneficiár­io deverá ficar com uma cópia do documento.

Caso o pagamento seja por cartão, a Previdênci­a informou que o depósito do empréstimo deve ser feito na conta que o segurado recebe o benefício do INSS. O crédito não poderá ser efetuado em conta de terceiros.

Os aposentado­s ou pensionist­as não são obrigados a pegar o empréstimo no banco em que recebem o pagamento, segundo informaçõe­s da autarquia. Eles podem optar pela instituiçã­o financeira que oferece menor taxa de juros. Neste caso é melhor consultar a tabela no site e conferir qual banco trabalha com condições mais vantajosas.

 ?? AGÊNCIA BRASIL ?? Maia criticou postura de Meirelles (ministro da Fazenda) e disse já ter votos para aprovar a reforma
AGÊNCIA BRASIL Maia criticou postura de Meirelles (ministro da Fazenda) e disse já ter votos para aprovar a reforma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil