O Dia

Dodge quer mandar Jacob Barata de volta à cadeia, mas Gilmar reafirma posição

Mas Gilmar Mendes, que o soltou três vezes, diz que é preciso nadar contra a corrente

- > Brasília Com Estadão Conteúdo

Ao requerer a anulação da decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na quinta-feira, pela terceira vez em menos de quatro meses, mandou soltar o empresário Jacob Barata Filho, a procurador­ageral Raquel Dodge assinalou que o empresário “formou seu vasto patrimônio no caldo de cultura de corrupção instalado no Rio nos últimos anos”.

“Ora, está mais do que evidenciad­o que apenas a segregação preventiva tem o condão de interrompe­r a longínqua e substancia­l carreira criminosa do paciente (Barata)”, afirma Raquel, ao defender a necessidad­e de Barata voltar para a cadeia.

A ofensiva de Raquel se deu por meio de agravo regimental contra a decisão monocrátic­a de Gilmar que, a um só tempo, revogou a prisão preventiva decretada contra Barata pelo desembarga­dor Abel Gomes, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, e a prisão preventiva substituti­va decretada pela 7ª Vara Federal do Rio.

O “Rei do Ônibus” havia sido preso pela Operação Cadeia Velha, que investiga milionário esquema de corrupção no setor de transporte público do Rio.

A procurador­a sustenta que Gilmar não tinha competênci­a para revogar a prisão preventiva do “Rei do Ônibus” e requer a remessa do caso para o ministro Dias Toffoli, “prevento para conhecer e julgar todos os feitos, no STF, relacionad­os à Operação Cadeia Velha”.

UM BOM ‘JOB’

Criticado por sua atuação na liberação de presos da Lava Jato, o ministro afirmou ainda que é preciso “nadar contra a corrente” da opinião pública. “Se estivermos sendo muito aplaudidos porque estamos prendendo muito, porque negamos habeas corpus, desconfiem­os. Não estamos fazendo bem o nosso job [trabalho]. Quem muda de opinião de acordo com o interlocut­or obviamente não será um bom juiz”, ponderou.

 ?? NELSON JR./SCO/STF ?? Gilmar se defendeu das críticas
NELSON JR./SCO/STF Gilmar se defendeu das críticas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil