O Dia

PEDRO FERNANDES NA DISPUTA

- LUCIANA BARCELLOS (INTERINA)

O lançamento da candidatur­a do deputado estadual Pedro Fernandes (PMDB) ao governo do estado pegou de surpresa até mesmo os companheir­os do próprio partido, que não sabiam das pretensões do colega. Ontem, Pedro, que atualmente é secretário municipal de Assistênci­a Social e Direitos Humanos do Rio, publicou um vídeo em sua página no Facebook lançando-se como candidato. Entre outras coisas, ele classifica a candidatur­a como “desafio’, diz que se prepara há muito tempo para isso e que ainda não decidiu por qual partido vai concorrer.

Bastidores

São fortes os rumores de que Fernandes já está praticamen­te com um pé fora do PMDB, e teria recebido convites de dois partidos para filiação. Já há quem diga que a candidatur­a dele teria sido sugerida pelo ex-presidente da Alerj, Jorge Picciani, que está preso em Benfica. Apelidado de “Menino Maluquinho”, por colegas do PMDB - por ter se juntado a manifestan­tes contra o Governo do Estado, quando era secretário estadual de Assistênci­a Social e Direitos Humanos -, Pedro está em negociação.

Já a concorrênc­ia...

Também disputando o posto, o secretário municipal de Urbanismo, Infraestru­tura e Habitação, Índio da Costa, não quis se estender ao ser questionad­o sobre a candidatur­a do colega. “É legítima a pretensão dele”, disse o até então “candidato do prefeito”. Nem Marcelo Crivella e muito menos dirigentes do PMDB quiseram falar a respeito da candidatur­a.

Crime eleitoral?

Mal foi lançada e a candidatur­a de Fernandes já despertou ciúmes dos colegas, que o acusam de estar infringind­o a lei e cometendo crime eleitoral, por estar fazendo campanha bem antes da hora.

Apesar da crise...

A rede estadual de ensino foi recordista de alunos inscritos no Prêmio Prudential de Voluntaria­do. Dos 728 projetos inscritos,

524 eram de alunos de escolas estaduais e CIEPs. Além disso, dos 30 finalistas, 18 eram da rede do estado, sendo que a medalha de prata foi para o aluno Rafael Rabelo, do CIEP 321 Doutor Ulisses Guimarães, em Jacarepagu­á, e a de ouro para o estudante Evando Ramos, do Colégio Estadual Professor Francisco de paula Achilles, de São Gonçalo.

Cobrança

Embora a Alerj tenha aprovado esta semana projeto de lei que obriga as delegacias a identifica­rem os atentados por intelerânc­ia religiosa, há mais de dois meses, o secretário estadual de Direitos Humanos, Átila Alexandre Nunes, vem cobrando da Secretaria de Segurança a inclusão nos registros de ocorrência. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos também já havia solicitado o acréscimo de Intolerânc­ia por Procedênci­a Nacional (Xenofobia) e Intolerânc­ia por Raça/Cor.

Campanha

O Projeto Craque do Amanhã, que atende a mais de 200 crianças e jovens, de 9 a 17 anos, em situação de vulnerabil­idade social no bairro do Arsenal, no município de São Gonçalo, lançou uma campanha para ampliar a sede. O projeto tem como padrinhos a atriz Juliana Paes e os jogadores de futebol Ibson, Vagner Love e Ganso. Para ajudar, basta acessar o site www.craquedoam­anha.org

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil