O Dia

Eleito, Alckmin centra fogo em Lula

Governador, que recebeu 470 votos a favor e três contra na convenção tucana, diz que vai ‘mudar o país’

- > São Paulo Com Agência France-Presse

Ogovernado­r de São Paulo, Geraldo Alckmin, é o novo presidente do PSDB. “Vamos mudar este país!”, afirmou o tucano, que recebeu 470 votos a favor, três contra e uma abstenção na convenção do partido ontem. Em seu discurso, Alckmin disse ainda que quer retomar o poder no Brasil nas eleições de 2018 e centrou fogo no ex -presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem acusou de “ter quebrado o Brasil”.

“Nós os derrotarem­os nas urnas. Lula será condenado nas urnas pela maior recessão de nossa história!”, acrescento­u Alckmin, que aparece como o candidato mais provável do PSDB à Presidênci­a do Brasil, apesar de atualmente só ter 7% das intenções de voto.

A política tradiciona­l atravessa um período de forte descrença pelos escândalos revelados pela Operação Lava Jato, uma megaoperaç­ão que trouxe à tona os desvios milionário­s de fundos públicos para os partidos.

E Alckmin, que disputou e perdeu as eleições no segundo turno contra Lula em 2006, está entre os investigad­os por supostamen­te receber dinheiro da empreiteir­a Odebrecht.

Lula, apesar de arrastar uma condenação a quase 10 anos de prisão por corrupção, o que poderá tirá-lo da corrida eleitoral se a sentença for confirmada em segunda instância, aparece com 36% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (18%) e pela ambientali­sta Marina Silva, com 10%.

OUTROS CARGOS

O primeiro vice-presidente, que assume na ausência de Alckmin, é o governador de Goiás, Marconi Perillo. O segundo vice-presidente é o líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli.

 ?? AFP/EVARISTO SÁ ?? Alckmin foi a solução encontrada para conter o racha no PSDB
AFP/EVARISTO SÁ Alckmin foi a solução encontrada para conter o racha no PSDB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil