O Dia

Tamanho-família

Confeitari­a em Duque de Caxias cria um panetone gigante para o Natal. Casa também tem receita de supercoxin­ha

- Do estagiário Matheus Ambrósio, com supervisão de Maria Inez Magalhães

ONatal já está à porta. Com ele, o espírito de confratern­ização e, claro, todas aquelas tradiciona­is iguarias de dar água na boca. Uma delas, em especial, tem chamado a atenção na Baixada Fluminense. A Confeitari­a Duquesa, em Duque de Caxias, resolveu inovar e está com uma receita para lá de grandiosa. Um panetone gigante, de 5 quilos, capaz de saciar uma família inteira durante a data festiva.

Cerca de cinco vezes maior do que o normal, o panetone é uma criação de Diógenes Dalvi, de 41 anos, o proprietár­io da Confeitari­a Duquesa. Na receita, cobertura feita de chocolate belga e bolas de brigadeiro na parte de cima, além de uma ‘chuva’ de granulado. “Pensei em algo para ser presentead­o, mas que toda a família pudesse comer junta, ao redor da mesa, de acordo com a proposta natalina de união”, destaca.

Com cerca de inacreditá­veis 20 centímetro­s de altura, o panetone gigante é cuidadosam­ente confeccion­ado pelo chef de cozinha Vagner Martins, de 34 anos. Ele conta que um dos segredos na hora do preparo está na adição de creme de leite fresco entre os ingredient­es da massa, que faz com que ela fique bastante leve. “Em seu interior, o recheio de ganache, que mistura chocolate belga com meio amargo”, entrega.

Ainda segundo Vagner Martins, o panetone gigante custa R$ 170 e tem fabricação totalmente artesanal, feito somente sob encomenda dos clientes. Entre os sabores mais pedidos, brigadeiro goumert, leite ninho, kinder-ovo e bacalhau. “Ele leva cerca de uma hora e meia só de fermentaçã­o, cinco a dez minutos de batimento e, por fim, a aplicação das gotas de chocolate”, ensina o chef.

Nem só de panetone gigante vive a Confeitari­a Duquesa. Ao contrário, a casa também tem uma avantajada coxinha de galinha. É, aliás, um carro-chefe do estabeleci­mento. Com cerca de um quilo, o ‘salgadão’ é um desafio em tanto para os clientes. Não por acaso, é oferecido um troféu para os consumidor­es que se aventurare­m em provar o quitute. “Colocamos um cronômetro na mesa e começa a disputa. Nosso recorde é de um rapaz que veio de Brasília e conseguiu comer em 1min40s”, lembra Diógenes Dalvi.

A coxinha gigante, por sinal, é conhecida pela crocância e leveza — custa R$ 19,90. Apesar do tamanho, a massa é bem ‘maleável’. Isso porque é feita com purê de batata e leite de côco. “O que torna nossa coxinha diferente das outras é que não causa empaziname­nto”, valoriza o chef Vagner Martins, ressaltand­o que a Confeitari­a Duquesa fica na Rua Sebastião de Carvalho, 65, bairro 25 de Agosto (3777-7000).

 ?? LUIZ ACKERMANN ?? Diogenes Dalvi, proprietar­io da Confeitari­a Duquesa, mostra o panetone gigante, que pesa cinco quilos
LUIZ ACKERMANN Diogenes Dalvi, proprietar­io da Confeitari­a Duquesa, mostra o panetone gigante, que pesa cinco quilos
 ?? LUIZ ACKERMANN / AGECIA O DIA ?? O chef Vagner Martins exibe outra especialid­ade, a supercoxin­ha
LUIZ ACKERMANN / AGECIA O DIA O chef Vagner Martins exibe outra especialid­ade, a supercoxin­ha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil