O Dia

Um colombiano muito pé-quente

Mesmo sem um trabalho de grande destaque, Rueda alcança os objetivos desde que chegou ao Flamengo

-

Entre a euforia no momento da chegada e a desconfian­ça diante das oscilações, Reinaldo Rueda vai terminar o ano com uma avaliação positiva. Claro que, se conquistar a Sul-Americana, o trabalho do técnico colombiano ganha mais brilho, mas, se for levado em conta os objetivos traçados na época de sua contrataçã­o, o treinador cumpriu seu papel. Agora, a diretoria espera que ele, além da competênci­a, comprove ser pé-quente em decisões.

Ao procurar Rueda, os dirigentes rubro-negros tinham um objetivo claro: chegar a 2018 com a perspectiv­a de voltar a vencer a Libertador­es — o clube tem apenas um título da competição, conquistad­o

O Deportivo Cali tinha interesse em Reinaldo Rueda, mas acertou com o técnico Gerardo Pelusso

em 1981. Depois de mais um vexame na edição deste ano — pela quinta vez na história, foi eliminado na fase de grupos —, o trabalho de Zé Ricardo passou a ser contestado.

A queda do treinador, embora tenha ocorrido quase três meses depois, teve como principal razão o fracasso na competição continenta­l. Rueda chegou com uma missão para 2017: garantir vaga no torneio na temporada que vem. Havia três caminhos possíveis. E, em todos, o treinador colombiano obteve bons resultados, apesar da pressão diante dos tropeços.

Na Copa do Brasil, o Flamengo, sob o comando de Rueda, eliminou o rival Botafogo na semifinal e perdeu o título para o Cruzeiro nos pênaltis. Pelo Brasileiro, já sem chances de título, o treinador conduziu a equipe ao sexto lugar, que garantiu a vaga na fase de grupos da próxima Libertador­es.

A terceira alternativ­a seria o título da Sul-Americana, que agora se apresenta como a forma de coroar o início de trabalho. Seria uma maneira de, ainda na fase de adaptação do treinador ao futebol brasileiro, devolver certo protagonis­mo ao Flamengo.

Para isso, basta o colombiano confirmar a sua fama de pé-quente. O treinador venceu seis das sete finais às quais chegou no comando do Atlético Nacional.

 ?? GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO ??
GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil