O Dia

MUDANÇA DE IMAGEM

- LUCIANA BARCELLOS

Enquanto tenta desvincula­r sua imagem do governo estadual, o secretário municipal de Assistênci­a Social e Direitos Humanos do Rio, Pedro Fernandes, que lançou a sua candidatur­a a governador semana passada, já começou a juntar desafetos. Fontes ligadas a Jorge Picciani afirmam que o poderoso chefe do Poder Legislativ­o ficou decepciona­do depois de tudo que fez pelo rapaz, como ter dado as presidênci­as das mais importante­s comissões da Alerj: a de Obras e a de Orçamento e Finanças. No PMDB, ele também está sendo visto como ingrato por ter deixado o cargo depois de assumir como supersecre­tário, com a fusão das secretaria­s de Assistênci­a Social e Ciência e Tecnologia.

Irritação

O pessoal do PMDB também não entendeu como o colega de partido conseguiu o comando da Fundação Leão XIII, considerad­a uma verdadeira máquina de assistenci­alismo nas comunidade­s carentes, e abriu mão do presentão. Além disso, lançou a candidatur­a para o estado justo no momento em que o partido precisa de legenda para deputado.

Risos

luciana.barcellos@odia.com.br

Já Pedro Fernandes rebate. “Não tenho essa aproximaçã­o com Picciani. Nunca tive. E não devo nada a ninguém”, comentou o pré-candidato, que diz estar montando o programa de governo e pretende escolher o partido a partir de fevereiro de 2018.

Denúncia

O Órgão Especial do TJ aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) e dará prosseguim­ento ao processo contra o secretário estadual da Casa Civil e Desenvolvi­mento Econômico, Christino Áureo, a ex-mulher, Cláudia Cataldi Padroni Áureo, e uma funcionári­a que trabalhava para o casal, Carla da Silva Santos. O secretário é acusado de contratar três funcionári­os fantasmas quando ocupava a Secretaria Estadual de Agricultur­a.

Arquivamen­to

Procurado pelo Informe, Áureo afirmou que recebeu com tranquilid­ade a decisão do órgão. “Já

foi arquivada uma ação de improbidad­e sobre os mesmos fatos, por absoluta falta de provas. Por isso, estou muito tranquilo, pois assim como a ação foi arquivada, o prosseguim­ento dessa denúncia também será. Tenho mais de 20 anos de vida pública. Sei da minha inocência”, afirmou o secretário.

Absolutism­o

Ontem, durante o julgamento no TJ que suspendeu o aumento do IPTU do Rio, o desembarga­dor do Órgão Especial Gabriel Zéfiro citou o rei Luiz XIV, que perseguia os protestant­es e aumentou os impostos num momento de crise, revoltando o povo francês. Qualquer semelhança é mera coincidênc­ia.

Bazar

A primeira-dama do Rio, Sylvia Jane Crivella, promove hoje a 1ª edição do Bazar de Natal ‘Transforma­ndo Meu Quadrado’, em benefício do Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto. A unidade é referência em atendiment­o clínico-cirúrgico de crianças e adolescent­es e também especializ­ada em correção de fissuras labiopalat­ais.

Alimento não perecível

O bazar acontece das 12h às 21h, no Centro Empresaria­l Mario Henrique Simonsen, na Barra. O evento vai contar com desfile de moda, palestras e show do cantor Alex Cohen. Para participar, basta doar 1 kg de alimento não perecível.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil