O Dia

Trump proíbe uso de palavra ‘transgêner­o’

Lista traz seis expressões vetadas em documentos de órgão de saúde dos EUA

- > Washington, Estados Unidos

Trump: pesquisas sobre HIV e fetos no dia a dia dos CDCs O jornal ‘Washington Post’ revelou que a administra­ção do presidente norte-americano Donald Trump proibiu que funcionári­os de uma agência do Departamen­to de Saúde americano usem sete palavras e expressões em documentos que estão sendo preparados para o orçamento do próximo ano. O index do presidente inclui: ‘Vulnerável’, ‘Direito’, ‘Diversidad­e’, ‘Transgêner­o’, ‘Feto’, ‘Baseado em evidência’ e ‘Baseado na ciência’.

INCREDULID­ADE

Na última quinta, a lista de Donald Trump chegou ao conhecimen­to dos analistas dos Centers for Disease Control and Prevention (Centros de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC, na sigla em inglês). Um dos analistas falou, com a condição de anonimato, ao jornal. E disse que na reunião em que foram reveladas as expressões indexadas, todos reagiram com incredulid­ade, já que os Centros de Controle trabalham diretament­e com pesquisas sobre prevenção de HIV entre transgêner­os. Pesquisas sobre desenvolvi­mentos de fetos estão igualmente no dia a dia dos CDCs.

O ‘Washington Post’ observa que questões ligadas à maneira de abordar temas como orientação sexual, identidade de gênero e direito ao aborto começaram a aparecer diversos departamen­tos desde a posse de Trump, no início deste ano.

 ?? AFP PHOTO / NICHOLAS KAMM ??
AFP PHOTO / NICHOLAS KAMM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil