O Dia

Alternativ­a econômica para comprar imóvel

Sem crédito imobiliári­o, obra por administra­ção vira opção pela casa própria

- CRISTIANE CAMPOS cristiane.campos@odia.com.br

Na dificuldad­e de conseguir crédito imobiliári­o, outra forma de adquirir o imóvel é pelo sistema de obra por administra­ção. Neste modelo, explica Samuel Schvaitzer, diretor da Local Negócios Imobiliári­os, não há juros, apenas correção pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC). “O comprador paga o preço de custo e pode acompanhar todo o processo da obra bem de perto e de forma transparen­te. No final, ele recebe as chaves e não há saldo devedor. Isso passa segurança e o resultado é um investimen­to rentável, pois o imóvel pronto pode custar até 40% menos”, afirma.

Ele complement­a, ainda, que as construtor­as que investem no sistema não economizam na qualidade do empreendim­ento. “A ArtLar, por exemplo, não economiza no acabamento nem na qualidade dos materiais e isso não significa aumento nos custos. A fachada é toda revestida. Há pisos de porcelanat­o em todo o apartament­o, preparação para arcondicio­nado split na sala e quartos. Além disso, toda a área de lazer é planejada para o melhor aproveitam­ento”, conta.

Schvaitzer diz que essas empresas lidam com a crise adotando estratégia­s para facilitar o negócio. Como, por exemplo, aceitar carro como parte do pagamento. “É o caso do Funtastic, da ArtLar no Engenho de Dentro. Temos unidades a partir de R$ 239 mil. E, dependendo do carro, o cliente parcela o imóvel sem precisar dar entrada, apenas com o valor do carro. Vale lembrar que a avaliação é de até 90% da tabela Fipe”, explica.

Marco Tulio Cabral, diretor da MR2, também adaptou seu modelo de negócio para superar a crise. “Aumentamos o prazo de pagamento para caber no bolso do cliente. Em vez de 24 ou 36 meses, é possível parcelar em 48 meses. É uma alteração que vem dando certo. Outra coisa que percebemos é que, hoje, estamos vendendo mais para o consumidor final, ou seja, aquele que vai morar no imóvel. O cliente investidor está mais tímido. Agora, com uma perspectiv­a de juros mais baixos, pode ser que eles voltem a investir”, avalia. Um dos empreendim­entos da MR2 pelo modelo de obra por administra­ção é o Connect, que reúne moradia, trabalho e compras, na Taquara, em parceria com a Martinelli Construtor­a.”Temos unidades a partir de R$ 159 mil. O empreendim­ento será entregue em 2019”, diz. N A Ortobom conquistou, pela 16ª vez, o Prêmio Top of Mind Casa & Mercado, anunciado na semana passada. A votação foi realizada por arquitetos e designers de interiores de todo o Brasil. A marca foi eleita com o maior índice de lembranças espontânea­s na categoria Mobiliário - Loja de Colchões. A campanha de Natal com o tema A Magia de Dormir Bem Todas as Noites oferece produtos com até 40% de desconto, com parcelamen­to em até 10 vezes sem juros.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ?? Sala de jogos do Funtastic, da ArtLar, que está sendo construído no Engenho de Dentro e parque aquático do Connect, da MR2, na Taquara, com entrega prevista para 2019
Sala de jogos do Funtastic, da ArtLar, que está sendo construído no Engenho de Dentro e parque aquático do Connect, da MR2, na Taquara, com entrega prevista para 2019
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil