O Dia

Ex-governador Sérgio Cabral é condenado pela Justiça Federal a mais 15 anos de prisão

Pena agora é de 87 anos. Ex-primeira-dama deixou a cadeia de Benfica para cumprir prisão domiciliar

- Com Agência Estado

AJustiça Federal do Rio condenou, ontem, pela quarta vez o ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (PMDB). Nesta decisão, relativa à Operação Eficiência, Cabral foi sentenciad­o a mais 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Somadas as condenaçõe­s, o peemedebis­ta tem 87 anos de pena a cumprir. O ex-governador responde a outras 13 ações penais nas quais ainda não houve sentença.

O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, também condenou a ex -primeira dama do Estado Adriana Ancelmo a oito anos de reclusão, em regime semiaberto. Adriana, mulher de Cabral, foi liberada da Cadeia Pública de Benfica na manhã de ontem, após despacho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

As provas reunidas nas Operações Calicute e Eficiência do Ministério Público Federal apontaram que Cabral e integrante­s de seu suposto esquema de corrupção promoveram lavagem de ativos no Brasil. As operações ocorreram por meio de pagamento de despesas pessoais do ex-governador e seus parentes e movimentaç­ão de valores ilícitos.

Em sua sentença, Bretas sustenta que Cabral é o principal idealizado­r do “audaz” esquema de lavagem de dinheiro que movimentou milhões no Brasil e no exterior. Já sobre Adriana, argumenta que a culpabilid­ade da ré “se mostra bastante acentuada”. “Adriana, mulher de Sérgio Cabral, e membro da organizaçã­o liderada por ele, usava seu escritório de advocacia para lavar o dinheiro espúrio angariado pela Organizaçã­o Criminosa”, escreveu o juiz.

 ?? RODRIGO FELIx LEAL / GAZETA DO POVO ??
RODRIGO FELIx LEAL / GAZETA DO POVO
 ?? AGÊNCIA BRASIL ?? Adriana Ancelmo chega ao apartament­o da família no Leblon
AGÊNCIA BRASIL Adriana Ancelmo chega ao apartament­o da família no Leblon

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil