O Dia

Anselmo e João

- Roberto Muylaert

Vivemos um momento em que merecem capa de revista no Brasil os bandidos de colarinho branco e os assassinat­os sem fim, dentro e fora dos presídios. As mortes violentas equivalem à plateia de um Pacaembu lotado a cada ano. Já pensou fotografar mais de 50 mil pessoas entrando no estádio no início do ano, sabendo que não terá sobrado ninguém no fim?

Por isso mesmo, é uma alegria ver na capa da revista de maior circulação do país João Gilberto, um dos nomes mais destacados do Brasil, por tudo que fez por nossa música, com reconhecim­ento global que raros brasileiro­s conquistar­am.

Agora vamos ao conteúdo: João foi o inventor da batida da bossa nova, e cantou, com estilo elegante e sussurrant­e, as melhores canções do gênero, que, em seu conjunto, foram uma explosão de inspiração em músicas e letras intimistas que conquistar­am o mundo. A matéria ressalta que a bossa nova modernizou o samba, mas, “como modernidad­e não prescinde de tradição”, o repertório de João foi abrangente, resgatando compositor­es como Ary Barroso.

Mas o grande mérito dessa reportagem de capa é que ela não se debruça sobre os problemas que o músico vive no momento, como fizeram outras publicaçõe­s.

Quem viveu a época do lançamento de ‘Chega de Saudade’ nunca mais esqueceu daquele momento mágico em que, já nos primeiros acordes, dava vontade de chorar.

A batida que ele inventou, o mundo todo acompanhou.

Antes, o samba brasileiro, quando chegava às bandas norte-americanas, virava rumba, e ‘brasileiro­s’ com chapéu de mexicano eram o símbolo da nossa música.

Hoje a bossa nova funciona como prima-irmã do jazz, frequentan­do, como trilha sonora, os ambientes mais sofisticad­os do mundo.

Nem sempre a musicalida­de de João foi bem recebida, sendo que até hoje existe gente dizendo que “ele é chato”. É que João parece estar repetindo a música por diversas vezes, quando na verdade está recompondo a melodia a cada vez.

O incrível é que existe no Rio de Janeiro um músico que tem o violão igual ao do João, e uma voz que às vezes se parece muito com a dele.

Se quiser gravar com ele, é só procurar Anselmo Rocha. Mas como ele é mesmo muito parecido com João, difícil será encontrá-lo.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil