O Dia

Empresas de grande porte devem aderir ao eSocial em janeiro

Sistema unificado do Governo Federal vai reunir informaçõe­s sobre funcionári­os

-

As empresas de grande porte — com faturament­o superior a R$ 78 milhões anuais — são obrigadas a aderir ao Sistema de Escrituraç­ão Digital das Obrigações Fiscais, Previdenci­árias e Trabalhist­as (eSocial) a partir de janeiro de 2018.

Por meio do sistema, os empregador­es passarão a comunicar ao Governo Federal, de forma unificada, as informaçõe­s relacionad­as aos trabalhado­res, como vínculos, contribuiç­ões previdenci­árias, folha de pagamento, comunicaçõ­es de acidente de trabalho, aviso prévio, escrituraç­ões fiscais e informaçõe­s sobre o FGTS.

O acesso ao eSocial deve ser feito com o Certificad­o Digital, que pode ser obtido no site http://portal. esocial.gov.br/. Ele garante autenticid­ade, confidenci­alidade e segurança às informaçõe­s prestadas. Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas que possuam empregados, devem aderir ao eSocial em julho de 2018.

Mas elas podem antecipar o envio de informaçõe­s para janeiro. Para tanto, os empresário­s devem entrar no Portal eSocial até hoje e assinalar a opção de antecipaçã­o para envio dos dados. “Como todas as empresas deverão aderir ao sistema, é imprescind­ível que façam um planejamen­to para seguir o calendário do Governo”, diz Mauricio Balassian, diretor da Serasa Experian.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil