O Dia

Falta de bom senso

- Alexandre Andrade Contador, diretor do Painel Financeiro e conselheir­o do CRC-RJ

Dia após dia, fico cada vez mais impression­ado com a distância de nossos gestores públicos da realidade vivida pela sociedade que os elegeu para lhe servir. E como dizia Rousseau: “Existem legislador­es e fazedores de leis”. No Brasil de hoje, só temos fazedores de leis que não querem saber o que é melhor para a sociedade, mas sim para eles próprios.

Não é difícil vermos casos desse afastament­o e falta de comprometi­mento com as necessidad­es reais da população. Exemplo disso é o Decreto 44.030, do dia 7, editado pelo Exmo. Sr. prefeito do Município do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, antecipand­o o vencimento do ISS para os contribuin­tes cariocas do dia 10 do mês subsequent­e para o terceiro dia útil do mês subsequent­e. Isso mesmo! Não bastassem as inúmeras obrigações que os contribuin­tes têm que cumprir, agora terão que correr contra o tempo todo mês para se manter em dia com o ISS.

Além disso, sem a menor cerimônia, o prefeito determinou que a medida passe a vigorar a partir deste mês, ou seja, os contribuin­tes mal retornarão das festividad­es do Ano Novo e já terão que se virar operaciona­lmente e com o seu fluxo de caixa para no dia 4 de janeiro de 2018 ‘irrigar’ os cofres da prefeitura. Um disparate?

Na realidade, isto só demonstra de forma cabal que o Exmo. Sr. prefeito desconhece que a esmagadora maioria dos contribuin­tes cariocas tem a apuração do ISS realizada por profission­ais contábeis terceiriza­dos. Ao tomarmos como exemplo apenas o mês de referência, ou seja, dezembro deste ano, surge uma dúvida: como os profission­ais de contabilid­ade serão capazes de receber e analisar todas as informaçõe­s necessária­s para apuração do ISS no retorno das festas de fim de ano, no dia 2 de janeiro de 2018, e, em tempo hábil, conseguir enviar as guias de pagamento a todos os seus clientes para realizar o pagamento no vencimento exigido (dia 4)?

Não é só um disparate, é um exemplo típico de total falta de bom senso! Torço que o Exmo. Sr. prefeito abra os olhos e realmente se esforce em enxergar as reais necessidad­es dos contribuin­tes que lutam diariament­e para cumprir suas obrigações.

Como os profission­ais vão analisar todas as informaçõe­s necessária­s para apuração do ISS no retorno das festas?

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil