O Dia

Vereadores aprovam prioridade para salários do funcionali­smo

Projeto garante que vencimento­s saiam antes da remuneraçã­o do prefeito do Rio, vice e secretário­s

-

Opagamento dos salários dos servidores municipais do Rio poderá ter prioridade em relação à remuneraçã­o do prefeito, vice-prefeito, secretário­s e subsecretá­rios. Em sessão que se estendeu pela madrugada de ontem, a Câmara dos Vereadores aprovou, em segunda discussão, projeto que garante essa medida. Proposta por David Miranda (Psol), a matéria ainda tem que passar pela sanção ou veto do prefeito Marcelo Crivella, que terá 15 dias, a partir do recebiment­o do texto.

A Coluna questionou a Prefeitura do Rio sobre qual seria o posicionam­ento em relação à questão. A assessoria do município informou, ontem, que “aguarda o envio da lei com a redação final para análise”.

Para o autor da proposta, estabelece­r que servidores ativos, aposentado­s e pensionist­as recebam antes do prefeito é uma forma de valorizar o funcionali­smo e também de garantir direitos às categorias.

“São os trabalhado­res do município que cuidam da cidade. Queremos valorizá-los e impedir que a prefeitura comece a atrasar os salários como tem ocorrido no estado”, declarou David Miranda.

CALENDÁRIO ALTERADO

O assunto ganhou mais força entre as categorias depois que o calendário de pagamentos do funcionali­smo foi alterado por decreto na segunda-feira. A data para pagar os ativos era o 2º dia útil, e os aposentado­s e pensionist­as o 1º dia útil, e em janeiro de 2018 (quando será depositado salário de dezembro), será até o 7º dia útil. De fevereiro até julho, o depósito de ativos, inativos e pensionist­as será até o 5º dia útil.

Sobre o decreto, a prefeitura alegou que o objetivo é “otimizar a gestão do caixa municipal”, ou seja, adequar o período de pagamento com a entrada de recursos.

Representa­nte do Movimento Unificado dos Servidores Municipais, Doroteia Santana disse que priorizar os servidores traz algum alívio. “É ainda mais importante em um momento que a prefeitura está descolada das demandas e revindicaç­ões das pautas dos servidores”, disse Doroteia.

 ?? RENAN OLAZ/DIVULGAÇÃO CMRJ ?? Projeto aprovado pelo plenário da Câmara dos Vereadores do Rio vai à sanção do prefeito Marcelo Crivella
RENAN OLAZ/DIVULGAÇÃO CMRJ Projeto aprovado pelo plenário da Câmara dos Vereadores do Rio vai à sanção do prefeito Marcelo Crivella

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil